Wagner Rodrigues, eleito prefeito de Araguaína
Foto: Araguaína Notícias

Com 100% das urnas apuradas, o pedagogo Wagner Rodrigues foi eleito prefeito de Araguaína neste domingo (15) para os próximos quatro anos. Ele conquistou 50,87% dos votos válidos e superou o emedebista Elenil da Penha. Ao todo, Wagner recebeu 39.735 votos, numa campanha marcada por ações na Justiça e acirrada disputa pelo voto. Mas, ele venceu tanto no tribunal quanto nas urnas.

O adversário Elenil da Penha (MDB) ficou em segundo lugar, com 37,25% (29.094 votos). Dr Hugo Mendes conquistou 7,66% (5.985 votos) e Leador Machado (PT) recebeu 4,22% (3.297 votos). 

Aposta de Dimas

A vitória de Wagner confirma a aposta do prefeito Ronaldo Dimas em sua figura como candidato. Até poucos meses antes da eleição, Wagner era ex-secretário de Dimas, conhecido apenas no meio político.

De início ele enfrentou uma ferrenha disputa interna no grupo, com Elenil da Penha e Marcus Marcelo, para ser escolhido candidato.  No fim, Marcus se tornou seu vice e Elenil se uniu a Jorge Frederico (MDB) passando a ser adversário do grupo.

O maior desafio de Wagner era se tornar conhecido e conquistar a confiança e voto do eleitor. No dia da convenção, Dimas afirmou ter o dom divino para escolher pessoas e conclamou os apoiadores a levarem o nome de Wagner aos quatro cantos da cidade.  Com isso, Dimas cumpriu com êxito a missão e iniciou o processo de transferência de votos, que ao final foi bem sucedido. 

Proposta de campanha

O tom da campanha foi a continuidade das obras iniciadas por Dimas.  Além disso, garantiu levar asfalto a 100% dos bairros de Araguaína, construir passarelas e viadutos no trecho urbano da BR-153. Prometeu implantar a guarda-municipal, gerar emprego e proporcionar qualificação profissional aos jovens.

Apoio

Wagner Rodrigues contou com apoio do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Tiago Dimas (SD). Além do Solidariedade, a coligação de Wagner contou com os partidos: PL / PV / CIDADANIA / DEM / PODE / PSDB / PROS e PATRIOTA.

O adversário

Na outra ponta, assim que deixou o grupo de Dimas, Elenil foi anunciado como o candidato do MDB em Araguaína.  A missão era quebrar um jejum do partido de quase duas décadas, que teve Paulo Sidnei como último prefeito, entre 1996 e 2000. A estratégia era mostrar os pontos fracos, os erros e os atos impopulares de Dimas.

Elenil propôs reduzir a taxa de esgoto cobrada em Araguaína, construir cemitério público, gerar emprego e construir obras. Prometeu retirar o gabinete do prefeito da Avenida José de Brito e voltar para o antigo prédio da prefeitura. O candidato também prometeu reduzir o IPTU, aumentado na gestão Dimas.

Além da disputa pelo voto, a campanha de Elenil deflagrou guerra judicial contra Wagner, propondo diversas ações na Justiça. Chegou a pedir que a Justiça Eleitoral barrasse a candidatura de Wagner, mas sem êxito. A campanha de Wagner também entrou com série de ações contra Elenil. Algumas foram bem sucedidas e outras não.

A palavra final

No final, a disputa foi mesmo no voto, com a palavra final do eleitor neste domingo, 15 de Novembro. Com a vitória de Wagner, o grupo de Ronaldo Dimas vai chegar a 12 anos no comando da prefeitura de Araguaína. Ele foi eleito por duas vezes e agora fez o sucessor.

Perfil

Wagner Rodrigues tem 44 anos, é casado e pai de três filhos. Natural de Formoso do Araguaia (TO), mora em Araguaína há 23 anos. Formado em pedagogia com especialização em gestão pública, ele se declara como servidor público discreto. Nos últimos oito anos foi secretário municipal na gestão de Ronaldo Dimas.  

Wagner comemorando a vitória nas eleições em Araguaína