
O prefeito Wagner Rodrigues (SD) enviará ainda esta semana Projeto de Lei ao Legislativo para viabilizar a compra e importação de vacinas contra a covid-19. “O PL com todos os detalhes está sendo elaborado e até sexta enviaremos à Câmara.” Garantiu o gestor ao AN, na noite desta terça-feira, 9.
O envio do PL à Câmara é o segundo passo após a adesão ao Consórcio de Municípios para aquisição de vacinas, liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
No Tocantins, 20 cidades integram ao grupo e Palmas é a mais adiantada, pois a Câmara já aprovou o projeto. Conforme a FNP, todos os municípios que manifestarem interesse necessitam obrigatoriamente de projeto de lei aprovado até o dia 19 de março pelas respectivas câmaras.
Esse trâmite é obrigatório para que possam participar da Assembleia Geral de instalação do CONECTAR, que será no dia 22 de março.
De acordo com Wagner, a previsão é de comprar ao menos 30 mil doses de imunizante, mas a quantidade pode mudar de acordo com o envio de doses pelo Ministério da Saúde.
Ainda conforme o gestor, a prefeitura avalia a possibilidade de comprar vacinas da Pfizer, Sputinik, CoronaVac e Jansse. Esta última necessita de apenas uma dose. Já o valor ainda está sendo levantado, pois cada laboratório tem preço diferente.
—Estamos com recursos que acredito, atingirá bem o quantitativo. Inclusive recursos de emendas parlamentares para complementar essas aquisições.” Pontuou o prefeito, estimando que cada dose deve custar entre quatro e dez dólares. Ele adiantou que o município já está na fila de espera da vacina russa.
—Saliento que estamos assinando um documento que é uma espécie de carta de intenção para já ficar “na fila” para a compra da Sputnik, caso a ANVISA venha autorizar a comercialização dessa vacina no país. Isso, claro, se o Governo Federal não segurar todas as produções da vacina para ele mesmo distribuir aos municípios brasileiros”.
Por fim, Wagner destacou a importância da imunização de toda a população para conter o avanço da covid-19 e ressaltou, que por enquanto, é importante manter as medidas preventivas.
—A vacina é fundamental para darmos tranquilidade aos nossos araguaineses. Enquanto isso, vamos nos cuidar, usando máscara, álcool em gel e não aglomerando. Vai passar, pela vontade de Deus! Finalizou Wagner.