Política

Wagner enviará à Câmara projeto para compra de 30 mil doses de vacinas contra a covid-19

Todos os municípios que aderiram ao consórcio público para compra de vacinas precisam do PL aprovado até 19 de março pelas respectivas câmaras municipais.

Prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues prepara PL para compra de vacinas contra a covid-19.
Foto: Divulgação/Ascom Araguaína

O prefeito Wagner Rodrigues (SD) enviará ainda esta semana Projeto de Lei ao Legislativo para viabilizar a compra e importação de vacinas contra a covid-19. “O PL com todos os detalhes está sendo elaborado e até sexta enviaremos à Câmara.” Garantiu o gestor ao AN, na noite desta terça-feira, 9.

O envio do PL à Câmara é o segundo passo após a adesão ao Consórcio de Municípios para aquisição de vacinas, liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). 

No Tocantins, 20 cidades integram ao grupo e Palmas é a mais adiantada, pois a Câmara já aprovou o projeto. Conforme a FNP, todos os municípios que manifestarem interesse necessitam obrigatoriamente de projeto de lei aprovado até o dia 19 de março pelas respectivas câmaras.

Esse trâmite é obrigatório para que possam participar da Assembleia Geral de instalação do CONECTAR, que será no dia 22 de março.

De acordo com Wagner, a previsão é de comprar ao menos 30 mil doses de imunizante, mas a quantidade pode mudar de acordo com o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Ainda conforme o gestor, a prefeitura avalia a possibilidade de comprar vacinas da Pfizer, Sputinik, CoronaVac e Jansse. Esta última necessita de apenas uma dose. Já o valor ainda está sendo levantado, pois cada laboratório tem preço diferente.

Estamos com recursos que acredito, atingirá bem o quantitativo.  Inclusive recursos de emendas parlamentares para complementar essas aquisições.”  Pontuou o prefeito, estimando que cada dose deve custar entre quatro e dez dólares.  Ele adiantou que o município já está na fila de espera da vacina russa.

Saliento que estamos assinando um documento que é uma espécie de carta de intenção para já ficar “na fila” para a compra da Sputnik, caso a ANVISA venha autorizar a comercialização dessa vacina no país. Isso, claro, se o Governo Federal não segurar todas as produções da vacina para ele mesmo distribuir aos municípios brasileiros”.

Por fim, Wagner destacou a importância da imunização de toda a população para conter o avanço da covid-19 e ressaltou, que por enquanto, é importante manter as medidas preventivas.

A vacina é fundamental para darmos tranquilidade aos nossos araguaineses. Enquanto isso, vamos nos cuidar, usando máscara, álcool em gel e não aglomerando. Vai passar, pela vontade de Deus!  Finalizou Wagner.

20 municípios tocantinenses manifestaram interesse em aderir ao consórcio público de vacinas