Notícias

Wagner inaugura nova sede do Caps Infantil: "reforça o nosso compromisso com a infância"

Novo espaço amplia conforto, acolhimento e qualidade no atendimento das crianças e adolescentes de Araguaína e outros 16 municípios da região

Entregar este espaço às nossas crianças é uma alegria imensa. Saber que elas serão atendidas em um ambiente preparado, acolhedor e pensado para o desenvolvimento delas reforça o nosso compromisso com a infância, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues

O fim da tarde da última terça-feira, 2, marcou um capítulo importante na trajetória da saúde mental de crianças e adolescentes de Araguaína e região. A Prefeitura entregou à comunidade a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), agora instalada em um espaço mais moderno e adequado para garantir acolhimento, dignidade e um ambiente terapêutico de qualidade.

O prefeito Wagner Rodrigues, falou sobre o sentimento da gestão e das equipes envolvidas.

“Entregar este espaço às nossas crianças é uma alegria imensa. Saber que elas serão atendidas em um ambiente preparado, acolhedor e pensado para o desenvolvimento delas reforça o nosso compromisso com a infância. A equipe do CAPSi realiza um trabalho extraordinário, e agora tem condições ainda melhores para continuar transformando vidas”, afirmou.

Um sonho que se torna realidade

Para a coordenadora do CAPSi, Fabrícia Modesto, a inauguração representa mais que uma mudança de endereço: é a conquista de uma luta antiga pelo fortalecimento da saúde mental infanto-juvenil no município.

“Hoje nós inauguramos com muita gratidão esse sonho realizado. O CAPSi está mais bonito, mais confortável e com muito mais qualidade. A saúde mental exige esse cuidado especial, e agora conseguimos oferecer isso às nossas crianças. Esse é um presente, porque alguém olhou por nós e entendeu a importância desse serviço na vida das famílias que nos procuram”, explicou.

O CAPS i é referência para 17 municípios da região Médio Norte Araguaia e realiza, em média, 4.500 atendimentos mensais, recebendo crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, conforme definições da Portaria 336/GM e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde 2022, o serviço passou oficialmente para a gestão municipal, após a descentralização aprovada pela CIB/TO.

Cuidado diário, humanizado e contínuo

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o CAPSi mantém portas abertas para demandas espontâneas e também atende encaminhamentos do Conselho Tutelar, Judiciário, escolas e unidades de saúde.

Em média, 180 pacientes por dia participam de atividades terapêuticas que envolvem acolhimento, oficinas, consultas médicas e psicológicas, assistência social, visitas domiciliares, busca ativa e ações comunitárias.

Fabrícia reforçou a importância da nova sede para a qualidade do cuidado:

“Nós atendemos Araguaína e mais 16 municípios. Hoje fazemos isso com mais alegria e segurança, porque temos condições reais de oferecer saúde. No prédio anterior não conseguíamos atender as crianças como mereciam, e agora podemos. Confio plenamente na nossa equipe, que está preparada para cuidar com responsabilidade, afeto e compromisso”, declarou.

Compromisso com o futuro da cidade

O prefeito também destacou o papel social da unidade e o impacto dela no futuro das famílias araguainenses.

“Investir em saúde mental é investir no futuro de Araguaína. Cada criança atendida aqui é uma vida que pode ser transformada pelo cuidado, pela atenção e pelo acolhimento. Esta nova sede simboliza que nós não estamos medindo esforços para garantir o melhor para elas”, finalizou.

O novo CAPSi está localizado na Avenida Tibúrcio Dantas, nº 177, setor Rodoviário, pronto para receber diariamente as crianças e adolescentes que dependem do serviço.