Política

Wagner se manifesta sobre alagamentos em Araguaína e diz que solução "exige técnica, planejamento e tempo"

Prefeito comenta alagamentos, cita obras já concluídas e afirma que trecho crítico receberá novas intervenções.

Wagner Rodrigues se pronunciou sobre alagamentos em vídeo nas redes sociais.
Foto: Reprodução Redes Sociais
Alvo de críticas e até memes nas redes sociais após os alagamentos registrados na última forte chuva em Araguaína, especialmente na régião da Marginal Neblina, o prefeito Wagner Rodrigues quebrou o silêncio. Ele divulgou um vídeo nesta terça-feira (3) em seu perfil para comentar a situação e reforçou as obras em andamento no município para resolver o problema. 
 
No pronunciamento, o gestor reconheceu os transtornos enfrentados pela população, mas afirmou que parte dos problemas históricos de drenagem da cidade já foi resolvida com obras estruturais realizadas nos últimos anos.

“Quero começar lembrando de imagens que muita gente conhece. Alagamentos que a cidade enfrentava anos atrás em pontos que hoje já não alagam mais. Isso mostra que quando a gente faz obra certa, com planejamento, o problema começa a ser resolvido”, afirmou.

Problema antigo

O prefeito lembrou que os alagamentos em alguns trechos são reflexo de um problema antigo, que exige "obras estruturais e não soluções rápidas".
 
Ele destacou que o programa Águas de Araguaína segue em execução para enfrentar os pontos considerados mais críticos, com a construção de bacias de detenção e obras de drenagem.
 
De acordo com Wagner, as bacias implantadas nos córregos Canindé e Neblina já eliminaram os alagamentos no trecho entre a Avenida Castelo Branco e a Maternidade Dom Orione.

Trecho ainda crítico

O prefeito explicou que o trecho entre a Rua 13 de Maio, na região do Córrego Água Fria, até a Avenida José de Brito, próximo ao Hotel Premier, ainda sofre com alagamentos em períodos de chuva muito forte. 
 
Segundo ele, a área foi pavimentada há mais de 30 anos sem a implantação de sistema de drenagem, o que contribui para o problema atual.

“A água que desce das partes mais altas da cidade acaba se acumulando nesses pontos”, afirmou.

Obra exige técnica

O gestor informou que o trecho já está incluído em projeto que prevê nova pavimentação, implantação de drenagem, canalização do Córrego Água Fria e construção de bacia de detenção para controlar o volume das chuvas.

“Esse tipo de obra exige técnica, planejamento e tempo de execução. Cada etapa concluída melhora o sistema como um todo e reduz os riscos para quem vive nessas áreas”, destacou prefeito.

No vídeo, Wagner Rodrigues ressaltou que continua com as obras para trazer mais segurança. 

"Seguimos acompanhando de perto e avançando etapa por etapa, com responsabilidade e foco em trazer mais segurança para quem vive nessas regiões”, concluiu.

O pronunciamento ocorre após forte repercussão nas redes sociais, onde vídeos dos alagamentos viralizaram na última semana. Vídeos de moradores com casa inundada circularam e geraram críticas à gestão municipal.