
O governador interino Wanderlei Barbosa anunciou na manhã desta terça-feira, 30, que a concessão do Parque Jalapão está cancelada. A decisão foi tomada durante pública realizada em Mateiros, para debater o tema com a comunidade impactada.
—O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, atende clamor da população jalapoeira e cancela processo de concessão do Jalapão. Informou a assessoria do Governador no inicio desta tarde. Também divulgou o vídeo do momento em que Barbosa anuncia a decisão.
—Eu vim aqui para dizer isso. Se os senhores não quiserem, acabo essa audiência pública e eu encerro o projeto de concessão. [...] Está acabado. Afirmou o governador, sendo interrompido por aplausos dos participantes da audiência.
—Se não for a vontade do povo do Jalapão, nós não vamos fazer, nós vamos cancelar. Amanhã terá um decreto no Diário Oficial do Estado [DOE] dizendo que por força da população está encerrado o processo de concessão especificamente do Jalapão. Não irei tratar mais deste assunto.
Após a decisão, o Governo convidou a imprensa para uma coletiva a ser realizada nesta terça-feira, 30 de novembro, às 16 horas, no Palácio Araguaia. Na oportunidade, serão divulgados mais detalhes sobre o encerramento da concessão.
Estarão na coletiva o governador em exercício, Wanderlei Barbosa; o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos do Tocantins, José Humberto Pereira Muniz Filho. E o presidente do Naturatins, Renato Jaime.
Aval da AL
Um Projeto de Lei deve ser enviado, nos próximos dias, para a Assembleia Legislativa para revogar os termos da Lei n° 3816 de 25 de agosto de 2021 que autoriza a concessão.