CMPC tem a função de sugerir, debater, supervisionar, promover e incentivar a cultura
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

“Este fórum teve uma importância muito grande para todos os segmentos da cultura araguainense. Nós precisávamos desse apoio para podermos voltar a sonhar e viver da nossa arte”. Artista plástica há mais de 30 anos, Vera Leite foi uma das participantes do 1° Fórum Municipal de Cultura, realizado nos últimos dias 1 e 2, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O evento contou com a definição da Comissão Eleitoral, na sexta, e a eleição dos novos membros do CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural), no sábado.

O Conselho talvez seja a entidade mais importante para ouvir os segmentos culturais. Com ele, Araguaína avançará nas políticas culturais assertivas, direcionando a instrução e formação dos artistas para que eles aprendam a elaborar e submeter projetos, e consigam verbas de editais”, explicou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, Edson Gallo.

Impulsionando os segmentos artísticos

Gustavo André Martins, advogado e líder da Junina Malacabados, ressaltou o poder da representatividade com voz ativa do segmento no Conselho. “O movimento junino é muito forte e atuante no município, até em relação ao próprio público que abraça muito, que faz questão de assistir aos festivais. Com um lugar no conselho, teremos uma voz mais ativa dentro das políticas públicas voltadas para a cultura, assim poderemos melhorar a vida e o entretenimento dos que assistem e fazem essa arte”.

Também participante do Fórum, Alexandre Gomes de Brito, bancário aposentado, escritor e presidente da Acalanto (Academia de Letras de Araguaína), celebrou a criação do Conselho. “Esta iniciativa visa resgatar nossos valores, despertar o interesse da comunidade nas verbas destinadas à cultura e promover uma maior mobilização em prol dessa causa. É a sociedade quem mais se beneficia desse resgate, afinal, a cultura é a base da nossa estrutura social”.

Representando as artes cênicas, George Henrique, ator e empresário, lembrou que o CMPC será fundamental para a busca de verbas públicas que podem fomentar diversos eventos.  “Araguaína ansiava por esse conselho há muitos anos, porque é o órgão que pode ajudar a arrecadar verbas já existentes e direcionar para a arte da nossa cidade. Assim poderemos proporcionar mais oportunidades aos artistas que não tinham apoio, podemos pensar em um festival nacional de teatro, de dança, que possam trazer artistas de fora para apresentações e capacitações com os locais”.

Conheça os membros do conselho

Após 20 anos da aprovação da Lei Municipal nº 2.197, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) retoma suas atividades com a atribuição de sugerir diretrizes, debater, supervisionar, promover e incentivar as atividades culturais no município.

O CMPC foi composto por 13 membros, que incluem o presidente, seis representantes do poder público e seis da sociedade civil. Todos os membros, exceto o presidente, terão suplentes designados.

Presidente: Edson Gallo, secretário do Esporte, Cultura e Lazer

Câmara Municipal: Gumercindo Antônio de Amorim

Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação: Antônio da Silva

Secretaria da Comunicação: Willian Barbosa Monteiro da Costa

Secretaria Municipal da Educação: Valéria Elias Nogueira

Procuradoria Geral do Município: Fábio Oliveira

Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer: Edna Rocha

Artes cênicas e audiovisual: Renato Roca

Artesanato, artes plásticas e visuais: Evandro Carvalho

Patrimônio histórico e memória: Martha Vieira

Cultura popular e ciclos culturais: Francisco Anjos

Música: Madian Braga

Literatura: Maria d' Ajuda Laranjeiras

O Conselho tem a função de formular e aprovar os planos de cultura baseados nas diretrizes estabelecidas nas Conferências Municipais de Cultura; analisar e aprovar as orientações dos Fundos Municipais de Cultura; monitorar a utilização dos recursos provenientes de transferências entre os diferentes níveis governamentais; sugerir políticas para financiar e estimular as atividades culturais na cidade, entre outras demandas.

Um novo local para as artes

Com mais de 70% das obras concluídas, a reconstrução e ampliação do Espaço Cultural de Araguaína tem previsão de término até julho. A estrutura está na fase de acabamento e o projeto inclui várias melhorias, como nova cobertura, anexos para diferentes usos, atualização das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, entre outros. O objetivo é fornecer um espaço funcional para todas as formas de expressão artística da cidade com conforto para o público e suporte para os artistas. O investimento total no projeto é de R$ 3.247.789,00 com recursos de emenda parlamentar do senador Irajá e contrapartida da Prefeitura de Araguaína.