Secretário Municipal de Saúde, Jean Coutinho.

Em entrevista ao AN na manhã desta sexta-feira (20) o secretário municipal de saúde, Jean Luís Coutinho, garantiu que a UTI Pediátrica de Araguaína será inaugurada na próxima terça-feira, 23.  Nesta mesma data, a Organização Social Isac, de Brasília, assume a gestão da saúde na UPA, Ambulatório e Hospital Municipal de Araguaína.

A UTI Pediátrica, que também será gerida pelo Isac, é fruto de uma luta encapada desde 2016 pela Associação de Mães que Aamam (AMA). O grupo  é formada por mães que perderam filhos por falta leitos em Araguaína e mulheres simpatizantes da causa. Ao longo de mais de dois anos, a AMA cobrou incansavelmente a instalação da UTI Pediátrica.

Jean assegurou que, independente da instabilidade política, e de quem seja o governador do Estado, a UTI vai entrar em funcionamento na data programada.

"Está pronta, não houve paralisação. Nós vamos colocar para funcionar dia 23 , dentro do período que nós estávamos estabelecendo, que é ainda esse mês. (...) Independente de qual governador esteja no cargo". Destacou Jean, frisando que na segunda-feira já receberá pacientes.

O presidente do Isac, Tiago Sobreira, também confirmou o funcionamento da UTI Pediátrica para a próxima semana. Entretanto, em entrevista ao AN, ele fez algumas ponderações, e disse que o atendimento em fase de teste inicia logo na segunda.  E funcionará em definitivo após o entrosamento da equipe responsável pelo atendimento.

"Como é um serviço de alta complexidade (...) vamos começar a pegar os casos da própria instituição. Ou seja, do próprio hospital [HMA], que já estão no leito de estabilização, para que a equipe consiga ali trabalhando, já sanando as falhas que porventura possa existir.  (...) Aí, sim, vamos abrir para o restante do estado, para a regulação estadual." Concluiu Tiago.

A UTI Pediátrica de Araguaína está sendo implantada por meio de um convênio tripartite-estado, município e união.  A reforma do prédio foi realizada pela prefeitura, com um custo de 395 mil reais e terá 10 leitos. Já os equipamentos foram doados pelo governo do estado.

A Prefeitura fez um contrato emergencial com Instituto Isac para gerir as três unidades de Saúde de Araguaína pelo prazo de 6 meses. A contratação ocorreu depois que o IBGH pediu rescisão. As partes entraram em acordo e estão trabalhando na transição.