As escolas públicas de todo o Brasil têm até o próximo dia 30 de agosto para se cadastrarem no Mais Educação, programa que busca oferecer sete horas diárias de atividades nas escolas, compreendendo aulas das disciplinas do currículo e atividades orientadas em áreas como cultura e esportes. No Tocantins, as 390 unidades de ensino da rede estadual, que ofertam o ensino fundamental, já aderiam ao programa. Este ano, serão atendidos 68.691 estudantes do 2º ao 9º ano nos 139 municípios tocantinenses.

De acordo com a coordenadora do Mais Educação no Tocantins, Vilma Brito, pela primeira vez a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem todas as escolas estaduais do ensino fundamental contempladas pelo Mais Educação, inclusive as escolas indígenas. “Todas as nossas unidades aderiam no período inicial. Aqui fazemos um trabalho intenso de contato, por telefone, e-email, sempre lembrando dos prazos, verificando se o cadastro está completo e zelando para que todas nossas escolas sejam contempladas e recebam o recurso para desenvolver as atividades desse programa que permite a permanência do aluno na escola por mais tempo”, ressalta.

As escolas que ingressam no programa Mais Educação passam funcionar em jornada ampliada, oferecendo, no mínimo, sete horas diárias de atividades aos estudantes. Esse período é preenchido com aulas das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes. A unidade de ensino recebe recurso do governo federal para despesas com aquisição de equipamentos, instrumentos e materiais para as oficinas, além custear o pagamento dos monitores.