Ação Policial

Traficante que usava a própria casa como boca de fumo é preso em Araguaína

Homem já tinha várias passagens pela Polícia Civil, sobretudo, por tráfico de drogas

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Araguaína.
Foto: PC-TO

Em continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas, na tarde desta sexta-feira, 30, policiais civis da 2ª Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc – Araguaína) deflagraram mais uma operação, que resultou na prisão de um homem de iniciais A.I.S.F., de 36 anos. O fato ocorreu no Setor Lago Azul III, em Araguaína.

A ação foi comandada pelo delegado José Anchieta de Menezes Filho e é um desdobramento de uma investigação que vinha sendo realizada pela Unidade Antidrogas da Polícia Civil do Tocantins (PCTO). No dia 15 de janeiro de 2026, foi registrado um Boletim de Ocorrência relatando a conduta do investigado, que estaria envolvido com o tráfico de drogas no município.

Com o aprofundamento das investigações, os policiais passaram a monitorar a rotina do suspeito e perceberam que a residência de A.E.S.F., localizada nos fundos de outra casa, apresentava intenso fluxo de pessoas entrando e saindo do local com o objetivo de adquirir substâncias entorpecentes.

Cabe destacar que o investigado é reincidente em práticas criminosas e possui registros pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores.

Na tarde desta sexta-feira, a equipe da 2ª Denarc presenciou o momento em que um indivíduo em uma bicicleta se aproximou do suspeito, manteve contato rápido, recebeu algo e deixou o local imediatamente.

Diante da fundada suspeita de comercialização de drogas, foi solicitado apoio de uma equipe suplementar da Denarc. O suspeito foi abordado e questionado sobre a existência de ilícitos no local, momento em que admitiu guardar substância análoga à maconha em sua residência.

Durante a busca domiciliar na casa dos fundos, os policiais localizaram e apreenderam:

  • 01 tablete de substância análoga à maconha;

  • Porções fracionadas (farelos) da mesma substância;

  • 01 balança de precisão, utilizada para a pesagem do entorpecente;

  • Documentos e manuscritos contendo a contabilidade detalhada do tráfico.

Diante da flagrante materialidade e dos indícios de autoria, foi dada voz de prisão a A.E.S.F. Ele e todo o material apreendido foram encaminhados à sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante (APF) pelo crime de tráfico de drogas.

Após a adoção das medidas legais cabíveis, o homem foi recolhido à Unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O delegado José Anchieta ressaltou que a prisão representa mais um duro golpe contra a criminalidade. “As equipes da 2ª Denarc estão atuando na repressão qualificada ao tráfico de drogas em Araguaína, realizando ações relevantes como a de hoje. Temos consciência de que a retirada de mais um suspeito de tráfico das ruas enfraquece o crime e traz mais segurança para toda a população”, finalizou.