Ele já ganhou as telas da televisão em rede nacional e agora vai se tornar o prato principal do 1º Festival Gastronômico de Araguaína. Promovido pelo Sebrae, o Chambari Show vai reunir as melhores cozinheiras do famoso e tradicional prato do Tocantins no próximo dia 23, a partir das 19 horas, na Praça das Bandeiras. O evento, que conta com a parceria da Prefeitura de Araguaína, faz parte das ações do Sebrae em prol do Movimento Compre do Negócio.
Serão instaladas 20 barracas na Praça das Bandeiras, onde os pequenos empreendedores da Feirinha e do Mercado Municipal vão expor seu prato principal: o chambari. Durante o evento, atividades culturais serão realizadas, como a apresentação do Grupo ArtPalco e sanfoneiros que vão tocar músicas tradicionais brasileiras. Também está programada a Feira de Arte e Talento no dia do Festival.
“Nosso objetivo é promover esses pequenos negócios que têm contribuído para a economia local e incentivando o público a conhecer a variedade de estabelecimentos que servem este prato na cidade. Isso possibilitará a eles ampliarem suas possibilidades de faturamento, além de sensibilizar a população a comprar do pequeno negócio” explicou a gerente da unidade do Sebrae em Araguaína, Ilma Lopes.
Chambari
É um prato tradicional das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas que criou fortes raízes no Tocantins. O prato é feito com o que os italianos chamam de “ossobuco” (literalmente “osso com buraco”), que nada mais é do que o músculo bovino, a perna do boi (acima da canela e abaixo do joelho), cortada horizontalmente.
No Nordeste, o prato é conhecido como chambaril. Já no Tocantins, é chamado de chambari. Em todo o Estado é possível encontrar os famosos “Ponto de Chambari” ao longo das rodovias, avenidas, feiras populares e nas praças. Em Araguaína não é diferente, os pontos principais, onde há a comercialização do chambari são a Feirinha e o Mercado Municipal.