Fernando Almeida
A 26ª edição da Cavalgada de Araguaína, ocorrida na manhã deste domingo, 08, reuniu cerca de 4 mil integrantes, segundo a organização. Cavaleiros, amazonas e políticos percorreram um trajeto de seis quilômetros nas principais ruas da cidade. Aproximadamente 40 mil pessoas prestigiaram o evento, segundo a PM.
O tradicional evento é considerado pelos defensores como a festa da integração entre peões e patrões. Também para estes, a cavalgada fomenta o comercial local, através da venda de roupas, calçados e demais trajes típicos.
Por outro lado, há os críticos, que apesar de considerar o aspecto tradicional e cultural do evento, considera-o como a festa do atraso por entender que é atividade que gera muita riqueza, mas que a renda se concentra nas mãos de poucos.
Mesmo divididos entres prós e contras, o evento reúne cerca de 50 mil pessoas para vê as 40 comitivas passaram exibindo os animais, o berrante e também consumindo muita bebida. A concentração da população também gera plateia muito disputada por políticos que estão no poder há anos, pretensos candidatos e outros que precisam se manter na mídia.