Foram ministradas seis palestras com a presença de especialistas renomados do segmento
Foto: Secom Araguaína

É uma área linda. A arte de cuidar sempre foi a minha primeira opção e estou gostando muito do curso. Precisamos sempre estar em busca de conhecimento e nesse evento todos os temas me despertaram a atenção", contou a estudante de Enfermagem, Fabiana Oliveira.
 
Além dela, o 2º Congresso de Enfermagem de Araguaína reuniu mais de 800 pessoas no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz, no Bairro Nova Araguaína, nos últimos dias 16 e 17 de maio. Neste ano, o tema foi "Aprimoramento educacional e crescimento profissional na área da Saúde", com seis palestras e a presença de especialistas renomados do segmento.
 
“Essa integração dos nossos profissionais com enfermeiros de outras cidades do Tocantins foi essencial, já que o congresso trouxe referências e temas capazes de promover um ambiente educativo, tecnológico e de inovação”, avaliou a superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA), Dênia Rodrigues.
 
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou o quanto o investimento na educação dos profissionais é capaz de refletir no cuidado dos pacientes atendidos nas unidades de saúde do Município.
 
Criamos a nossa Escola Superior de Saúde Pública para qualificar melhor os nossos profissionais e lá na ponta eles darão um atendimento digno à nossa população. Também espero que, além do lado técnico, levem o lado humano, atendendo com cuidado e zelo”, ressaltou Wagner.
 
A enfermeira Sabrina Thamara Naves atua na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé e fez questão de se deslocar para Araguaína com a sua equipe para participar do encontro. “O congresso demonstra a valorização com a nossa área e também é uma oportunidade de conhecer outros profissionais, agregar novos conhecimentos”, disse a profissional. 
 

Políticas Públicas e ações educativas
 

 A doutora em Saúde Coletiva, Márcia Cristina Rodrigues Fausto foi uma das palestrantes do evento.

 

A doutora em Saúde Coletiva, Márcia Cristina Rodrigues Fausto foi uma das palestrantes do evento e trouxe o tema “Políticas públicas em saúde com ênfase na atenção primária”.
 
Não podemos deixar de observar como nós chegamos nessa política pública tão importante, chamada Sistema Único de Saúde, considerado um dos maiores do mundo. Então propus a discussão das potencialidades e desafios desse modelo que organiza a atenção primária para nós e a futura geração que está se formando”, explicou a doutora.
 
O congresso também trouxe as palestras:

  • “Segurança do paciente no contexto da urgência e emergência” com o enfermeiro Cláudio Aguiar;
     
  • "Avanços tecnológicos no processo de cicatrização de lesões", ministrada pelo enfermeiro Diego Medeiros;
     
  • "Evolução da Enfermagem", com o enfermeiro e deputado distrital Jorge Viana;
     
  • "A importância da saúde mental para os profissionais de saúde", conduzida pela enfermeira Alessandra Mendes Calixto;
     
  • “Enfermagem Florence”, sob responsabilidade do enfermeiro João Carlos Santiago Nery. 
     

Profissionais mais preparados
 

Segundo o presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Josiel Rodrigues, o conhecimento e a união das instituições públicas e privadas são fundamentais para fortalecer a atuação dos enfermeiros que estão no mercado de trabalho.
 
“Nós temos profissionais saindo de Araguaína para atuar fora do Brasil, pois já há uma escassez de enfermeiros no exterior. Por isso precisamos de um ensino de qualidade e um conselho atuante para que esses profissionais que estão trabalhando sejam realmente de excelência”, defendeu o presidente.