Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Ribeirinhos do Rio Lontra em Araguaína denunciam a mortandade de peixes que começou ontem (14). Segundo eles, a morte repentina de diferentes espécies ocorre nas proximidades na ponte sobre o rio, no bairro JK.

Ao AN, a moradora Vivian Nunes relatou que a situação é preocupante e que tudo começou depois que água começou a descer numa coloração avermelhada.  Ela fotografou e filmou as margens no rio, onde dezenas de peixes aparecem mortos e outros agonizando com dificuldade para respirar.

Fotos mostram que peixes como poraquê – popular peixe elétrico –, mandi e até arraias que não resistiram à contaminação.

A morada vive as margens do rio e contou que assim que percebeu a situação acionou órgãos ambientais, mas não recebeu retorno imediato. “Liguei pro Cipama, mas eles não têm barco. Ofereci um barco meu, mas eles disse que não pode. Liguei pro Naturatins e atendente disse que eles estavam numa ocorrência.

Segundo Vivian, depois da segunda tentativa uma equipe do Naturatins foi ao local, olhou e logo saiu sem fazer nada. “Estamos revoltados. Única água doce que tem na cidade fazem um descaso desses. Se as autoridades fossem competentes não estaria assim” afirmou.

Esta não é a primeira fez que ocorre mortandade de peixes em virtude de poluição do Rio Lontra. Em agosto do ano passado outras centenas de peixes apareceram mortos.

Resposta Naturatins

Procurado, o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) confirmou que houve denúncia e  que o “Instituto já está tomando as providências necessárias e elaborando um parecer técnico sobre o assunto”.

O Instituto informou que assim que for concluído, vai divulgar o resultado. 

 

.