Entretenimento

A importância do clima como critério para escolha de um novo lugar para morar

Pesquisar bastante e visitar o local em diferentes momentos do dia ajuda a evitar arrependimentos.

É importante avaliar bem o imóvel antes de fechar negócio para evitar arrependimentos.
Foto: Divulgação

Encontrar um bom lugar para viver nem sempre é uma tarefa fácil. A quarentena imposta pelo novo coronavírus fez com que muita gente repensasse o espaço da moradia e buscasse trocar o apartamento pela casa, a casa pelo sítio e assim por diante. Visitar o imóvel que mais se aproxima do objetivo da família é apenas o primeiro passo para concretizar a transação.

Também é essencial pesquisar valores praticados naquela região, histórico de violência do bairro, comércios e serviços dos arredores, facilidade de chegar até eles, formas de se deslocar pelas redondezas (há linhas de transporte público por perto?) e até como é o clima por ali.

Variação de horário

Se for possível, visitar o imóvel em diferentes horários ao longo do dia pode ser uma boa. Assim, o futuro morador tem como avaliar o nível de ruído do bairro, a movimentação das vias e como o clima afeta a futura residência.

É legal perceber se a edificação recebe mais incidência de luz solar pela manhã ou pela tarde. Isso pode ser um diferencial importante para a climatização do ambiente no verão e no inverno, sendo algo que requer o planejamento financeiro do futuro morador.

Para ficar mais claro, pense neste exemplo: uma casa que recebe Sol a tarde toda, certamente, ficará mais quente à noite. Durante o verão, sem um bom sistema de climatização composto por ar-condicionado, ventiladores e climatizadores, poderá ser bem difícil adormecer no local.

Por outro lado, um edifício no qual a luminosidade incide na parte da manhã, será mais fresco quando o Sol se põe e durante as noites de inverno, podendo sofrer com pontos de umidade, demandando atenção do morador com paredes, móveis escuros, como o guarda-roupa e a despensa.

Esse conhecimento pode ser decisivo na compra do imóvel dependendo do gosto e do perfil do morador — se é idoso, jovem, calorento, tem muito frio, etc. Se for um apartamento em prédio antigo, no qual não é possível colocar um aparelho de ar-condicionado, por exemplo, a compra pode ser inviabilizada por conta da forma como o Sol aquece o ambiente.

Em um edifício novo, que permite a instalação do aparelho, o critério da posição do Sol não fará tanta diferença, e isso também deve ser analisado pelos futuros moradores de forma criteriosa para não gerar arrependimentos no futuro.

Intempéries

Ao observar as casas da redondeza, dá para se ter uma ideia se a região costuma ter pontos de alagamentos ou não. Garagens com portões e comportas podem ser um indicativo de que a área sofre no período das chuvas de verão.

Conversar com os vizinhos e pesquisar sobre o bairro no Google pode ser uma ação recomendada para ter ideia de que maneira o local é atingido pela chuva.

Algumas cidades mais próximas às matas fechadas e aquelas do litoral tendem a ser mais úmidas. Por conta disso, paredes, estofados e até móveis podem apresentar bolor. Além disso, as pessoas que têm problemas respiratórios podem sofrer mais com esse tipo de inconveniente.

Corrente de ar

Pouca gente se atenta à posição das janelas do imóvel em relação à geografia do local. Isso pode ser importante para garantir a boa ventilação da casa e, no caso dos apartamentos e dos estúdios, até no tempo que vai levar para as roupas secarem na lavanderia.

Fazer uma análise criteriosa e sem pressa do imóvel é essencial para conseguir avaliar cada um desses detalhes antes de fechar o contrato.