Ramila Macedo/Araguaína Notícias
O Movimento Mães que Amam realizou ato na noite desta quinta-feira (7) em homenagem às crianças que morreram em Araguaína por falta de UTI Pediátrica. Cerca de 400 pessoas se uniram a ação para cobrar do Governo Estadual a implantação de pelo menos seis leitos de UTI.
Vestidos de branco e com velas acesas, mães, pais e familiares de crianças que morreram por falta de UTI oraram homenagearam os anjinhos. O ato contou com a participação do cantor araguainense Hugo Marçal, que gravou uma música composta por um pai que perdeu a filha de 2 meses.
As participantes do movimento Mães que Amam fizeram uma página no Facebook para mobilizar mais e para mostrar que o grupo é forte.
Multa
O Ministério Público Estadual conseguiu uma liminar na Justiça que bloqueia R$ 643 mil nas contas do Governo do Estado para cumprir a decisão de instalar seis leitos de UTI Pediátrica em Araguaína.
Conforme informações do MPE, a liminar que obriga o Estado a ampliar os leitos foi concedida pela Justiça ainda no dia 21 de março de 2014. O prazo para cumprimento era de 180 dias. Como o estado não instalou os leitos terá que pagar 643 dias de multa.
Sesau
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que está em andamento a implantação de 10 leitos em Araguaína e que a medida está prevista no Plano Plurianual (PPA) da Saúde.
Informou que firmou um acordo para que a Secretaria Municipal de Saúde faça a reforma do 2º andar do prédio do Hospital Infantil e fique responsável pelos recursos humanos para o leitos. E que o Estado está responsável por realizar processos de licitação dos equipamentos, materiais e mobiliários necessários à implantação das unidades.
Leia+
Após morte de cem crianças, Associação de Mães cobra do Estado implantação de UTI Pediátrica
Após receber cobranças de mães, vice-governadora assegura implantação de UTI Pediátrica em Araguaína