Gipão e outros parlamentares participaram da caminhada que abriu a Semana de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Araguaína realiza nesta sexta-feira (06), uma sessão especial para debater os seguintes  tema:  “ Conscientização dos Direitos dos Deficientes” e “Acessibilidade”.

A propositura é do presidente da casa, vereador Aldair da Costa (Gipão), em ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que é comemorado anualmente em 3 de dezembro.

A data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. 

Uma caminhada abriu as programações da Semana de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece de 02 a 07 de dezembro. E contou com a participação de um grande número de pessoas solidárias à causa. Gipão, e outras autoridades, fizeram o percurso de olhos vendados, usando uma bengala e tendo um voluntário como auxiliar. O parlamentar caminhou até o final do trajeto encarando todos os desafios e dificuldades rotineiramente enfrentados por deficientes visuais.

O líder parlamentar descreveu a experiência como sendo única e desafiadora. E sobre a sessão ele ressaltou que o momento é oportuno para estimular a sociedade e o poder público a uma forte reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência:

“Precisamos celebrar as conquistas, mas sabemos que ainda falta muito. Temos o dever de promover os direitos humanos, de nos unir e lutar juntos. Precisamos conscientizar a população sobre esses assuntos, queremos que este clamor influencie os programas e políticas públicas. Como representante do povo tenho o dever de chamar a atenção e pavimentar o caminho para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos”, enfatizou Gipão. 

Varias entidades que somam forças nessa causa, estarão participando da discussão. Entre os convidados estão representantes da Defensoria Pública, OAB, Núcleo de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais, Associação da Pessoa com Deficiência e Diretoria Provisória da Associação a Comunidade Surda.