Gláucia Mendes/Ascom Araguaína

Agentes de endemias e comunitários de saúde de Araguaína realizam capacitação durante todo a sexta, 29 e na segunda-feira, 1, no auditório da Prefeitura. Eles receberão orientações dos técnicos da Prefeitura, repassadas pelo Ministério da Saúde (MS), recomendando a todos os municípios do País iniciem uma força-tarefa e que os agentes comunitários de saúde se unam aos de endemias intensificarem as ações nos bairros.

As medidas estratégicas são para combater mosquitos Aedes aegypti, transmissores de doenças como zika vírus, dengue e chikungunya. De acordo com o superintendente de Vigilância de Saúde do Município, Eduardo de Freitas, várias outras ações já estão sendo realizadas no Município. “Carros fumacê, armadilhas para capturar os mosquitos e o trabalho de rotina já vêm sendo realizado. Com essa força-tarefa e ajuda dos agentes comunitários vamos com certeza combater muito mais focos”, pontuou.

Recomendações
A recomendação do MS é que, em todo o Brasil haja o fortalecimento de ações para combater o mosquito. Outras orientações repassadas pelo Ministério da Saúde são sobre o zika vírus, que pode ser um dos fatores de causa da doença microcefalias em bebês.

Os profissionais de saúde estão recebendo orientações para repassarem à comunidade, principalmente às gestantes, sobre os cuidados que devem ter para se proteger do mosquito.