O Detran-TO, por meio da sua equipe de Educação para o Trânsito e das Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito), começou a intensificar as atividades de conscientização sobre os perigos da mistura do álcool e direção em todas as regiões do Estado.
Em Palmas, uma grande caminhada aconteceu na Avenida JK na última sexta-feira, 27, onde foram distribuídos bafômetros descartáveis e materiais com dicas de segurança no trânsito. No domingo, 29, as ações foram realizadas nas praias. Na capital foram visitadas as praias das Arnos, de Luzimangues, do Prata e do Cajú. Em Porto Nacional, os servidores do órgão estiveram presentes na abertura da temporada de praia do município realizando ação educativa com os moradores da região e turistas.
Para o publicitário João Marcos Soares Baher, 30 anos, a ação realizada pelo Detran-TO desperta debate na mesa com os amigos. “É inusitado encontrar a equipe do Detran em pleno domingo em uma praia, isso mostra que estão empenhados para ter sucesso nesta ação. Creio que o ponto mais positivo desse trabalho são as conversas em torno do assunto que são geradas posteriormente”, disse.
Em Miracema, a equipe da Ciretran vem desenvolvendo diversas frentes de atuação para conscientizar os condutores. Na sexta-feira, 27, foliões do Carnatoca, carnaval fora de época de Tocantínia, receberam materiais educativos com mensagens para um trânsito seguro. Blitze educativas também estão sendo realizadas nos principais pontos de Miracema.
Em Araguaína
Na cidade de Araguaína, a Ciretran iniciou uma série de ações com o tema “Férias Seguras”, que faz parte da campanha permanente do Detran-TO “Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija”. Durante o mês de julho blitze educativas e ações nos principais bares da cidade serão realizadas.
O esforço do Detran-TO em promover ações educativas se justifica pelo alto índice de acidentes e mortes no trânsito que são registrados no Estado. De acordo com o Mapa da Violência 2014 (referentes a dados de 2012), estudo realizado pelo Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos), o Tocantins ocupa o segundo lugar com maior número de mortes no trânsito em todo o país, com uma taxa de 40,9 óbitos para cada 100 mil habitantes. O Estado está atrás apenas de Roraima que ficou em primeiro lugar no ranking com uma taxa de óbito de 42,4 para cada grupo de 100 mil habitantes.
“Estamos intensificando as ações em todo o Tocantins com o único objetivo de salvar vidas no trânsito. O Detran desenvolve diversos projetos e ações que contemplam diferentes públicos e por isso acreditamos que é possível reverter esses índices através desse trabalho articulado e planejado”, disse o diretor geral do Detran-TO, coronel Júlio César da Silva Mamede.