Desde a manhã desta quinta-feira, dia 18, milhares de pessoas procuraram por atendimentos nas áreas sociais e de habitação no Programa Prefeitura nos Bairros, na Creche Santa Clara, no Setor Alto Bonito. As oficinas de pintura e artesanato em flor, manicure e pedicure, emissão de carteira de identidade e CPF, além de atividades para as crianças e orientação do Programa de Habitação Casa Para Quem Precisa fazem parte das ações ofertadas.
Ação Social
Elizônia Ribeiro, moradora do Setor Vitória, trouxe o filho Robério, de 13 anos, para tirar o primeiro documento de identidade. O adolescente disse que o documento é importante, pois “informa quem eu sou”. O serviço de emissão de Carteira de Identidade está sendo ofertado pelo É Pra Já, parceiro do Prefeitura nos Bairros. Os Correios também estão emitindo CPF e serviços do Banco Postal.
Quem também aproveitou os serviços do programa pertinho da sua casa, foi a mãe da pequena Thayla, de 5 anos, a dona de casa Leidiane Lopes. “Aproveitei para fazer diversos serviços e agora estou colocando a Thayla para se divertir”, disse ela enquanto a filha se divertia no pula-pula, brinquedos infláveis e pousava para fotos.
As oficinas de pintura em tecido e artesanato em flor e materiais recicláveis também estão agradando o público. Para a instrutora Deusilene Araújo, a oficina de pintura ensina como manusear o pincel adequadamente, misturar as cores e pintar frutas. Quem aprendeu as técnicas e disse que vai fazer a arte em panos de prato foi a operadora de caixa Alessandra Pereira Alves. “Quero ter uma renda extra, porque eu não sabia dessas técnicas que realçam a pintura no tecido”, destacou.
A oficina de artesanato em flor mostra o tecido certo a ser usado e ainda como fazer o corte certo. “Para as tulipas o tecido ideal é o Oxford, já para as flores comuns, as malhas são as mais indicadas”, explicou a instrutora Quitéria Costa.
Na oficina de materiais recicláveis, caixas de papelão, leite e potes de margarina se transformam em caixas de presente, potes de biscoito, lembranças para aniversário e lancheiras.
As atualizações do Cadastro Único são importantes e estão disponíveis no Prefeitura nos Bairros. Como foi o caso da moradora do setor Céu Azul, Marioneide de Souza Ferreira, que está em Araguaína há seis meses. “Meu cadastro era de Rio dos Bois e fui informada que não receberia mais o Bolsa Família porque precisava atualizar meus dados. E que bom que foi rápido e prático”, apontou a moradora.
Na Creche Santa Clara, os serviços de manicure e pedicure estão sendo ofertados pelos alunos dos cursos da Funamc. “Além de bastante higiene, o importante é fazer o gosto da cliente. Já atendo em casa, só falta o certificado”, informou Adeane Araújo. E quem recebeu os serviços aprovou. “Estou me enfeitando para meu marido”, confirmou a moradora Dione do Espírito Santo, do Setor Vitória.
Habitação
Todos os nomes sorteados para receber 500 casas do Residencial Lago Azul podem ser consultados no Prefeitura nos Bairros. A lista está disponível no mural da Secretaria da Habitação, além de orientações sobre a documentação exigida para os beneficiários. Além disso, os técnicos estão realizando agendamento para visita nas residências para confirmação do cadastro.