Os quatro semáforos funcionarão em dois tempos, ou seja, dois vão abrir ao mesmo tempo.
Foto: hiago Santos / Secom Araguaína

ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) de Araguaína instalou um novo ponto de semáforo no cruzamento da Avenida Dom Emanuel com a Rua Dom Bosco, abaixo do prédio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no Bairro Senador. A sinalização terá um semáforo com quatro grupos focais e será de dois tempos para garantir o bom fluxo de veículos na região. O equipamento deve ser ligado ainda esta semana.

Eduardo Barbosa, superintendente da ASTT, explica que a decisão de colocar um novo semáforo na região foi tomada devido à grande movimentação de veículos e pelo histórico de acidentes já registrados, alguns deles fatais.

“É uma região escolar e de institutos de ensino, próximos uns dos outros, então o fluxo é grande, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos. As vias também fazem ligações importantes dos bairros com o centro, além da conexão com a Av. Filadélfia. Então, por questões de segurança e organização, o semáforo é necessário para efetuar o controle do trânsito, alternando o direito de passagem dos veículos e melhorando a segurança dos pedestres ao atravessar as vias”, pontua Barbosa.

Novos comportamentos

A Av. Dom Emanuel e a Rua Dom Bosco são vias de mão dupla e a nova sinalização terá um semáforo com quatro grupos focais, que funcionarão em dois tempos, ou seja, em cada via, dois grupos focais serão abertos de uma vez.

“Assim como nos grandes centros urbanos, neste cenário será proibida a conversão à esquerda, porque a pista do lado estará com o trânsito livre. Por isso, os condutores deverão fazer o retorno na próxima rua. Isso é necessário para deixar o trânsito mais ágil. Se o semáforo fosse de quatro tempos, com cada um abrindo individualmente, o condutor passaria muito tempo esperando e isso implicaria em grandes filas e em novos desrespeitos à sinalização”, informa o superintendente da ASTT.

Ajustes na região

A ASTT já está fazendo a reformulação das sinalizações verticais e horizontais com a instalação de placas regulamentadoras de velocidade, placas indicativas sobre a aproximação do novo cruzamento semaforizado, repintura de faixas de pedestres, indicação de zona escolar, “Devagar” e limite máximo de velocidade permitida.

Além da instalação do semáforo, a pequena rotatória existente entre as vias foi retirada pela Secretaria da Infraestrutura e o trecho já recebeu pavimentação para garantir a livre circulação dos veículos e possibilitando a instalação de um Yellow Box, uma pintura horizontal que visa orientar os motoristas de que é proibida a parada ou o estacionamento de veículos no cruzamento, evitando obstruir a passagem dos demais,  o que ocasionaria lentidão e congestionamentos.