Redação/Araguaína Notícias
Acadêmicos do 4º período do Curso de Administração da FAHESA/ITPAC, acompanhados de professores, fizeram uma visita à Comunidade Terapêutica Vida Nova em Araguaína, no último sábado (4). A unidade recebe e trata dependentes químicos da cidade. O encontro foi marcado de emoções com a primeira festa de aniversário de um adolescente de 16 anos em recuperação na entidade, além da doação de cerca de 200 livros.
Os acadêmicos conheceram de perto as pessoas que ali se tratam e o trabalho desenvolvido pelos voluntários da CT Vida Nova. A entidade já devolveu para a sociedade 36 pessoas recuperadas, e conta com percentual de quase 70% de recuperação dos adictos.
Atividade também proporcionou conhecimento da organização do local, aproximou os acadêmicos com relatos de duras histórias de vida marcadas pelo sofrimento, mas que têm se transformado em esperança e superação.
A visita reservou surpresas que certamente tocou o coração dos estudantes que participaram da ação. Os acadêmicos levaram salgados e refrigerantes para compartilhar um lanche com a equipe da Comunidade Vida Novo e os adictos em recuperação. Também fizeram a doação de cerca de 200 livros para a biblioteca da entidade.
Para os alunos, a parte mais especial do encontro foi a festa surpresa para um adolescente de 16 anos, que entrou no mundo das drogas aos 10 anos de idade. Envolvido com vício de drogas desde cedo, o jovem não vivenciou experiências da maioria das crianças. A Comunidade o acolheu há cinco meses, seu tratamento está progredindo e hoje ele tem sido exemplo se superação.
Ao saber que o garoto nunca havia ganhado uma festa de aniversário, a pedagoga Suely Dias Brito, que trabalha no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e Carmem Pinheiro Dutra, responsáveis por coloca-lo e acompanhá-lo na CT Vida Nova, resolveram buscar parceiros para organizar uma festa.
Com doações, participação de familiares e pessoas ligadas a CT Vida Nova, foi feita a festa surpresa para o menino. Renovado com o tratamento, ele chegou ao local com os olhos cheio de lágrimas, sorriso estampado no rosto e com todas as pessoas aplaudindo forte para ele. Foi momento de emoção para os alunos ver um garoto que está recomeçando a sua vida.
Para Marcelo Trilha Muniz, professor da disciplina de Responsabilidade Social, o sentimento foi de gratidão à Comunidade pela oportunidade de aprendizado. “Eu e os estudantes do 4º período do curso de Administração da FAHESA/ITPAC, jamais esqueceremos esta experiência sobre pessoas que se recuperam e sobre seres humanos maravilhosos que dedicam o seu tempo e o seu amor ao próximo.
Agradecemos ao professor Batista, Wagner Enoque, Nélio Pinheiro e ao Pastor Samuel Sousa pela recepção e parabenizamos mais uma vez toda a equipe do CT Vida Nova pelo belíssimo trabalho” declarou.