Alunos do curso de zootecnia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus de Araguaína, lançaram um abaixo-assinado como apelo pelo retorno das aulas presenciais.
O documento foi compartilhado com alunos de outros cursos da instituição com a intenção de mobilizar a comunidade de estudantes e pressionar a administração da universidade a colocar o tema em pauta. O reitor temporário da instituição é o professor Airton Sieben.
Sem aulas presenciais desde o primeiro trimestre de 2020, “os acadêmicos pedem que providências sejam tomadas para que os prejuízos em relação ao aprendizado (visto que é um curso presencial) sejam minimizados, pois estamos indo para o 4º período no sistema on-line”, afirmam os estudantes em um texto de e-mail que acompanha o formulário do abaixo-assinado.
Nesse texto, os estudantes também destacam que os professores do curso anseiam pelo retorno e que estariam dispostos a ministrar aulas presenciais. Os alunos ainda explicitam que, para o retorno acontecer de forma segura, será necessário o cumprimento das medidas sanitárias e de distanciamento por parte de todos, tais como preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os acadêmicos finalizam o texto ressaltando que “[...] houve tempo suficiente para um planejamento de retorno seguro, visto que os professores de ensino superior já foram vacinados da primeira dose e que a vacinação em Araguaína está na faixa estaria de 25 anos”.
O formulário para o abaixo-assinado circula nos grupos internos dos cursos de graduação dos alunos e pode ser acessado aqui. O texto de e-mail que acompanha o formulário está neste link.
(Conteúdo reproduzido do parceiro AF Notícias)