Acadêmicos ocuparam na madrugada desta segunda-feira, 31, o campus Cimba da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína, em protesto contra a PEC 55? aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241. O movimento estendeu faixa de Fora Temer no prédio e defende a queda do governador do Tocantins, Marcelo Miranda.

O movimento afirmou, através de comunicado, que não reconhece a legitimidade do Governo Temer. Isso porque não foi eleito pelo ?voto? popular e considera um golpe à democracia brasileira.  Também apoia ?a queda? de Marcelo Miranda, alegando falha na aplicação do Fundeb e falta de pagamento da Data-Base.

"Somos totalmente contra a PEC 55 que congela os gastos públicos em saúde e educação por vinte anos, sucateando todo o sistema público que é extremamente precário. Somos contra a PLP 257 que estagna as carreiras do funcionalismo público, inviabilizando a abertura de concursos, terceirizando a mão de obra para a iniciativa privada, o que acarretará a precarização dos serviços, "  diz trecho do comunicado.

Além disso, o movimento cobra segurança no Campus Cimba e exige que a reitoria  mantenha o atual número de vigilantes, pois a previsão é de reduzir a quantidade.  Também solicita mais transparência nos gastos da universidade.

O AN tentou entrevistar integrantes da ocupação para obter mais informações. Entretanto, a informação é de que não concedem entrevista por telefone. A reportagem tentou ainda falar com líderes do movimento, mas não obteve retorno.