Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz-TO) em Araguaína
Foto: Divulgação
Acadêmicos que se preparavam para participar do processo seletivo de estágio da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz-TO) em Araguaína manifestaram indignação, após o cancelamento do certame a apenas um dia da realização da prova.
 
O seletivo era voltado a acadêmicos de cursos como Direito e Administração e estava previsto para ocorrer no dia 25 de setembro de 2025, após já ter sido adiado uma vez. No entanto, a Sefaz publicou comunicado oficial na última segunda-feira (22/09) informando a suspensão do edital nº 9/2025, que previa cadastro reserva para estágio remunerado.
 
Entre os motivos apresentados, a secretaria citou a falta de orçamento para o exercício de 2025 e a necessidade de adequação das contas públicas.
 
Para os candidatos, o cancelamento em cima da hora demonstra falta de consideração com os estudantes e se deve a mudança na gestão do governo.
 
 Uma acadêmica de Direito, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que a decisão pegou todos de surpresa. 
 
“Passei meses me preparando, me dedicando e sonhando com esse tão almejado estágio, que seria uma grande conquista para nós acadêmicos. Mais uma vez, faltou comprometimento deste órgão com a população. Nós acadêmicos buscamos oportunidades, é muito revoltante!”, desabafou.
 
O sentimento é de frustração entre os estudantes que viam no estágio uma oportunidade de aprendizado e de entrada no mercado de trabalho.
 
Outro lado
 
A reportagem do Araguaína Notícias procurou a Secretaria de Estado da Fazenda, mas até o fechamento desta não obteve retorno. O espaço permanece em aberto.