Aciara e SRA apoiam reabertura do comércio no Tocantins.
Foto: Edição AN

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e o Sindicato Rural de Araguaína (SRA) manifestaram apoio ao decreto do Governador Mauro Carlesse (DEM) que permite o funcionamento do comércio no Tocantins. O ato foi publicado no último dia 17 no Diário Oficial do Estado.

O Decreto Estadual n° 6.083 libera o funcionamento das atividades comerciais e de serviço não essenciais no Tocantins, suspensos há um mês devido à pandemia da Covid-19.

A Aciara reforçou o entendimento do governador de que que não há necessidade de praticar o Distanciamento Social Ampliado, sendo substituído pelo Distanciamento Social Seletivo. 

A presidente da ACIARA, Hélida Dantas, enfatizou que o funcionamento do comércio e serviços não essenciais, durante a pandemia do coronavírus, deve ser cumprindo as medidas de segurança, exigidas pelos órgãos de saúde e pelo próprio decreto, obedecendo as determinações de distanciamento e evitando a aglomeração.

-Não podemos nos esquecer das sérias consequências geradas pela falência das empresas e consequente desemprego da população. A fome e os problemas sociais consequentes do isolamento social horizontal podem fazer um estrago muito forte para nosso Estado. Cuidando da saúde com responsabilidade e permitindo o funcionamento da economia, estamos indo na direção correta”, destacou Hélida Dantas.

Em nota, o presidente do SRA, Wagner Martins Borges, reforçou o apoio ao decreto de Carlesse, que permite o retorno das atividades comerciais no Estado.

- O ato (...) vai [ao] encontro com a política pública defendida pelo SRA, que é a preservação da vida e a manutenção, ainda com restrições, do funcionamentos dos postos de trabalho. Permitindo, assim, que os trabalhadores e suas famílias não sucumbam ante a falta de recursos, ainda que mínimos, para prover o sustento de duas famílias.  Defendeu, acrescentando.

-É visível que o distanciamento social ampliado, dado ao baixo índice de proliferação entre a população tocantinense, aliados aos casos confirmados, se tornou desnecessário. E lesivo à atividade empresarial e econômica do nosso Estado. Diz a nota, enfatizando que o isolamento prejudicava o abastecimento do mercado local.

Por outro lado, o SRA frisou que todos os cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do coronavírus. Também recomendou o uso do álcool gel, de máscaras e evitar aglomeração e demais medidas preventivas.

Apelo para que a população tocantinense respeite rigorosamente as regras e deveres impostos pelas autoridades públicas. (....) Preservemos a vida, a família e a economia. (...) A união e a caridade [são] o melhor caminho para vencermos mais essa batalha. Finalizou o presidente do SRA, Wagner Martins.