
O governador afastado Mauro Carlesse apresentou sua defesa à Comissão do Impeachment na Assembleia Legislativa do Tocantins. O documento foi protocolado na tarde desta segunda-feira, 14, pelo advogado Juvenal Klayber.
O prazo para apresentar a defesa se esgotaria amanhã, dia 15, e o advogado optou pela antecipação de um dia. O documento ainda não foi divulgado, mas o advogado Juvenal Klayber confirmou a informação e deu uma suscinta declaração à reportagem do AN.
—Nós apresentamos argumentos com fundamentação jurídica suficiente para inocentar o Governador. E acompanhando documentações e pareceres contábeis para demonstrar que nas contas das empresas que ele é socio, ou particular dele e da familia, não tem um real de dinheiro público. Portanto, não há crime a ser investigado. Sintetizou o advogado Juvenal.
A Comissão do impeachment foi instituída em 7 de dezembro e fez a notificação de Carlesse dia 27, após nove tentativas frustradas. Logo veio o recesso parlamentar, Carlesse ganhou tempo e agora no início de fevereiro os prazos voltam a tramitar. No caso, ele tinha 15 dias para apresentar sua defesa.
A partir de agora, o relator da Comissão do Impeachment na Aleto, deputado Júnior Geo (Prós), tem o prazo de 10 dias para analisar a defesa apresentada por Carlesse. Ele será o responsável pela elaboração de parecer recomendando ou pedindo o arquivamento do processo de Impeachment.