Cosméticos, perfumarias, roupas e eletrodomésticos devem contar com a certificação do Inmetro
Foto: Cejane Borges/Gov. TO

No mês de maio, os comerciantes voltam a sua atenção à comemoração do Dia das Mães, data que aquece as vendas e que é celebrada com a compra de presentes. O comércio varejista oferece oportunidades diversas de produtos e negócios. Vestuário, cosméticos, perfumes, eletrodomésticos, alimentos e serviços, entre outros, estão à disposição da sociedade.

Em tempos de pandemia, as promoções se destacam no desejo de incrementar as vendas e, para orientar o consumidor, de forma educativa, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), aponta que alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra para evitar problemas e acidentes de consumo.

Desta forma, a AEM, que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reforça à população a importância de priorizar as relações de consumo com as instituições formalizadas, sejam elas pequenos empreendedores ou grandes redes comerciais. O presidente da AEM, Rérison Castro, lembra que a emissão da nota fiscal é a garantia que o consumidor tem no caso de trocas, direitos ou reclamações. “Ao priorizar a aquisição de produtos com o documento, além da legalidade da relação de consumo, muitos aborrecimentos podem ser evitados, haja vista que a nota fiscal baliza a garantia do produto adquirido”, destaca o presidente.

Vai presentear com eletrodomésticos? Fique de olho no Selo Inmetro

Os produtos eletrodomésticos devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que informa sobre o consumo energético. Já as lavadoras e os fogões devem apresentar, também, informações sobre o consumo de água e gás, respectivamente.

O consumo de energia é indicado por uma escala colorida com letras de A a G, que apresentam os níveis de consumo do aparelho. Uma seta preta com a letra correspondente ao consumo daquele aparelho informa o seu nível de eficiência energética. Assim é fácil saber, por exemplo, que um produto classificado com letra A é mais eficiente (gasta menos) do que um com a letra C. Vale ressaltar que as informações do selo permitem que o consumidor faça uma avaliação na hora da compra, podendo adquirir um produto que consuma menos energia e tenha menor impacto ambiental, além, é claro, da economia financeira. Contudo, é importante estar atento, pois um produto mais barato tem menor eficiência e pode sair mais caro, pois sua conta de luz será sempre maior.

De acordo com o Inmetro, os produtos considerados campeões de venda são secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras e fornos elétricos. O consumidor deve sempre ter o cuidado de observar se o produto ostenta o Selo de Identificação Inmetro na embalagem. É ele que atesta que a mercadoria foi avaliada quanto à segurança.

Já quanto a liquidificadores e secadores de cabelo, que são aparelhos que produzem muito barulho, a orientação é buscar o Selo Ruído, que informa a potência sonora em decibéis e classifica os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso). A identificação deve estar colada na embalagem.

O gestor da AEM, Rérison Castro, relembra que o consumidor precisa estar sempre atento. “No caso do eletrodoméstico, o Selo Inmetro traz uma orientação importante de consumo que pode impactar positivamente no orçamento doméstico com a economia de energia”, enfatiza o presidente.

Pensando em presentear com roupas? É importante ler bem a etiqueta

Para o consumidor que optar por presentear a mãe com roupas, é importante estar atento à etiqueta do produto. Nela, devem constar todas as informações necessárias para o consumidor: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

Vale destacar que algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo.

“A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário e a garantia de que o uso correto não trará problemas”, informa o presidente da AEM, Rérison Castro.

Perfumes e cosméticos são produtos pré-medidos

No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação da Metrologia Estadual é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.

Consumidor consciente

O consumidor que quiser contribuir com o trabalho da Metrologia Estadual, ao detectar possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM. O órgão disponibiliza canais diretos com o consumidor: telefone 3218-2076 ou 162 e pelo e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br.