Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Ao menos 45 agentes administrativos que trabalham na CPPA (Casa de Prisão Provisória de Araguaína) e no presídio Barra da Grota estão sem receber há cinco meses. A informação chegou ao Araguaína Notícias através de denúncia anônima, confirmada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça.
Esses profissionais prestaram serviços em regime de contrato para a Secretaria de Cidadania e Justiça. Segundo fonte, alguns deles foram exonerados e outros ainda continuam a trabalhar com a promessa de serem contratados e receber. Eles estão sem receber o pagamento desde 31 de outubro de 2015.
O agente administrativo, além de atuar de atuar nas funções administrativas na prática, também substituem o agente penitenciário. De acordo com a fonte, atualmente eles fazem o serviço de escolta de presos em Araguaína, vigília e a revista nas unidades penais.
Por Lei, essa função deve ser ocupada por concursado, mas como o concurso da Defesa Social ainda não foi concluído, as vagas são ocupadas por contratados. E muitos deles, segundo a fonte, atuam por indicação política.
Previsão pagamento
Em nota ao AN, a Secretaria de Cidadania e Justiça lamentou o atraso salarial e assegurou que o pagamento será regularizado até o mês de abril. “A Secretaria reconhece e lamenta a morosidade no processo e informa que todos terão seus acertos de contas pagos retroativos entre este mês de março e abril,” afirma.