Notícias

Agronegócio foi o setor da economia que mais cresceu em meio a pandemia

Universidades e Iniciativa privada apresentaram panorama sobre o setor no último dia da Arena do Conhecimento

Webinar Agrodigital debateu os avanços e mudanças que estão ocorrendo no agronegócio.
Foto: Divulgação

O último dia de programação da Arena do Conhecimento teve o Agronegócio como foco. O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, o reitor da Universidade Federal Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, e o CEO da SP Ventures, Francisco Jardim, apresentaram o panorama sobre as pesquisas, investimentos e perspectivas para o setor e ainda destacaram as ações de cada instituição relacionadas as parcerias e soluções que possam contribuir com os pequenos negócios.

Luis Eduardo Bovolato, destacou a importância da academia como ambiente de pesquisa, inovação e tecnologias para impulsionar o agronegócio. “Em nossos cursos temos estimulado pesquisas priorizam soluções para as dificuldades dos pequenos produtores. Nosso objetivo é colocar essas descobertas e resultados a disposição de todos”, afirmou o reitor.

Para Augusto Rezende, o grande desafio é repensar o equilíbrio com foco na inovação e nos valores produtivos de preservação ambiental. “A academia permite o intercâmbio entre várias realidades, onde os vários segmentos produtivos se encontram e planejam o amanhã com mais responsabilidade e pensamento social”, analisou Rezende.

Francisco Jardim enfatizou que a educação tem tido um papel preponderante para os resultados que o país alcança hoje. “Se compararmos o Brasil com o restante do mundo, a gente não está atrás, temos a internet das coisas e software de gestão. Temos o agritech mais robusto do mundo, o que nos coloca em destaque, mas, para continuar dessa forma é preciso investimento constante em educação ciência e tecnologia”, avaliou.

Em comum os palestrantes reforçaram a contribuição que o Sebrae tem dado ao agronegócio, principalmente para que as novas tecnologias estejam presentes no dia a dia de quem trabalha no campo.