Ramila Macedo
O prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PR) vai extinguir duas secretarias municipais e fundi-las com outras pastas. A Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer será incorporada à da Educação; e a de Habitação com a do Trabalho e Ação Social. Segundo a prefeitura, a medida é para conter gastos na ordem de R$ 1 milhão por ano.
A Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer era comandada por Wilamas Ferreira. Ele entrou logo no início da gestão Dimas, após a vereadora Rejane deixar a pasta na qual ficou lotada pelo período de apenas uma semana. Para esse ano, a pasta tinha previsão de 12,5 milhões em recursos, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015.
Já a Secretária de Secretaria de Habitação, foi inicialmente comandada por Elenil da Penha, que saiu para concorrer eleições no 1º semestre de 2014. Em seu lugar assumiu o vereador Geraldo Silva, que pediu licença da Câmara. A pasta possuía previsão orçamentária de 3,2 milhões, conforme a LOA 2015.
Segundo a prefeitura, a extinção das duas pastas deve gerar economia anual de cerca de R$ 1 milhão. No entanto, a prefeitura não explicou como os gastos serão cortados para chegar a essa economia. O projeto de unificação será enviado ainda neste mês à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.
Ainda conforme a prefeitura, todos os projetos e programas desenvolvidos pelas secretarias serão mantidos; como é o caso do São João do Cerrado, Carnaval, Natal e a programação de aniversário da cidade, na área da Cultura; e Casa para quem Precisa, na Habitação.