Notícias

Alemão é internado com suspeita de infecção por Coranavírus no Tocantins

No intuito de tranquilizar a população, SES informou que está monitorando o paciente.

Paciente teve contato com asiáticos e passou mal nesta sexta-feia, 31.
Foto: Divulgação

Um alemão de 33 anos foi interno no Hospital Regional de Porto Nacional com “possível” caso do Coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que monitora o paciente.

A SES esclareceu que foram adotados os “protocolos do Plano Estadual de Contingência elaborado, com base nas diretrizes nacionais e internacionais, especificamente desenvolvidas para o enfrentamento dos possíveis casos suspeitos do Coronavírus no Tocantins”.

Ainda conforme a nota, suspeita de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV) recai sobre um cidadão alemão de 33 anos, que chegou ao Tocantins, vindo de São Paulo, nessa sexta-feira (31), vindo de Frankfurt, na Alemanha.

De acordo com o histórico do paciente, ele teria entrado em contato com asiáticos durante a viagem e teria se sentido mal nessa sexta-feira. Ele foi atendido no Hospital Regional de Porto Nacional com um quadro de síndrome respiratória.

A equipe do CIEVS está investigando o histórico do paciente e caso necessário ele será transferido para o HGP onde ficará isolado e atendido de acordo com o Plano Estadual de Contingência.

A SES informa ainda que desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado.