Ramila Macedo

A aluna Daniely Lopes Barbosa, do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima de Araguaína, vai representar o Tocantins na final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Sob o tema Escrevendo o Futuro, ela passou pela semifinal da competição realizada em Porto Alegre(PR) entre os dias 10 e 12.  

Daniely (14 anos) é aluna do 1º ano do ensino médio e concorre na categoria Crônica, com o texto “Apaixonante rua minha”, que retrata a realidade da Rua Xambioá, na Vila Couto em Araguaína.

Conforme a Seduc, a aluna viajou até a capital gaúcha  e lá pode ter outras experiências como a assistir palestra sobre fotografia, com o fotógrafo Paulo Riscala, conhecer a Casa Cultural Mário Quintana, além de participar da oficina de releitura das crônicas produzidas na olimpíada.

“Foi um momento indescritível, conheci novos amigos, fiquei no quarto com colegas do Rio Grande do Sul e de Rondônia, aprimorei meus conhecimentos em Língua Portuguesa, especialmente em crônicas, percebei a influência dos sotaques nos textos. Foi uma oportunidade especial para a minha vida”, contou Daniely.

Outros classificados

A Seduc informou que além dela, outros dois estudantes tocantinenses conseguiram a classificação para a final nacional que será realizada em Brasília, no início de dezembro. Wellington Pereira de Araújo, 13 anos, aluno da 8ª série, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, de Palmas, classificado na categoria Memórias Literárias. E  Marcos Henrique Alves Chaves, 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins, classificado na categoria Poema. 

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada nos anos pares por meio de um concurso de textos voltado a alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio da rede pública. Professores de todo o Brasil são convidados a se inscrever e têm acesso à Coleção da Olimpíada, material de apoio que os orienta na realização de oficinas em sala de aula com todos os alunos. Ao final do processo, os alunos produzem textos com base nos gêneros poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião, que passam por várias etapas de seleção e são premiados.