Thobias Batista recebendo o prêmio
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O estudante Thobias Batista − do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes – conquistou o 3º lugar no VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína. Mesmo sendo aluno do ensino médio, ele concorreu com acadêmicos bolsistas de iniciação científica e teve o trabalho sobre educação quilombola premiado.

A escola de Thobias foi contemplada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com essa parceria, o jovem estudante foi estimulado pela Professora Telma de Sousa Santos Barbosa a se inscrever no PIBIC.

O estudante realizou pesquisa sobre educação quilombola no Quilombo Grotão, localizado no município de Filadélfia em parceria com a mestranda Paloma Pereira Silva.

Thobias teve oportunidade de visitar a comunidade quilombola Pé do Morro em Aragominas, como vivência na construção de saberes sobre o modo de vida quilombola.

O estudante comemorou a premiação e destacou que a pesquisa foi uma oportunidade de ultrapassar os muros da escola para ampliar os conhecimentos.

“O sentido da premiação é o reconhecimento do meu trabalho dentro da universidade como estudante. E, para mim, enquanto estudante negro, significa que ainda há pessoas que se importam por esta questão étnico-racial, pelo negro está na universidade, o negro está também tendo estas oportunidades em meio à sociedade”.

A mãe do estudante, dona Maria Armelina Pereira Costa, acompanhou a solenidade de premiação ocorrida no último dia 13 na UFT ao lado do filho. “O prêmio me deixou muito orgulhosa e feliz, pois não é fácil conquistar um reconhecimento”, disse orgulhosa.

A professora de Thobias, Telma Barbosa, também é membro da Associação Negra Cor. Ela destacou a importância de ações afirmativas para garantir a independência da juventude negra.

“É preciso ser criadas políticas públicas por meio das cotas, como ações afirmativas que possam trazer transformações positivas nas vidas dos jovens, efetivando a cidadania.”