
Alunos e servidores da Escola Municipal de Tempo Integral William Castelo Branco se mobilizaram para arrecadar produtos de higiene pessoal e limpeza, e doar à Casa do Idoso de Araguaína, no último dia 14. Uma equipe multidisciplinar da escola e 30 alunos sorteados foram pessoalmente entregar as doações para a administração da instituição.
Os 500 alunos da Escola William Castelo Branco fazem parte do projeto Pequeno Cidadão, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, que tem como objetivo implementar um novo modelo de ensino integral, oferecendo, além do ensino padrão, noções de cidadania, trânsito, direitos humanos, prevenção à delinquência juvenil e desenvolvimento pessoal, junto ao currículo regular.
“Esta já é a terceira vez que mobilizamos os alunos e suas famílias, além dos servidores da escola, para arrecadar doações para a Casa do Idoso. Esta é uma forma de ajudarmos a comunidade ensinando às crianças a importância do espírito colaborativo entre a comunidade, o respeito ao idoso e o exercício dos deveres como cidadão”, explica a diretora da escola, Eliane Nunes.
A diretora explica ainda que, durante a visita, as crianças são encorajadas a conhecer mais a história dos idosos e entender a realidade dos acolhidos pela casa. Uma experiência nova para o Enzo Gabriel Costa, de nove anos.
“Eu nunca tinha vindo aqui, achei essa visita muito boa, andei de ônibus e conheci os idosos da casa. A gente tem que cuidar bem dos velhinhos, pois Deus ama os idosos”, diz o estudante.
É importante ajudar
A Casa do Idoso de Araguaína é uma instituição sem fins lucrativos que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade ou que foram abandonados pela família e não tem condições de se manter financeiramente. O local funciona com o apoio da Igreja Católica em parceria com a Prefeitura de Araguaína, que cede 50% dos funcionários, além dos atendimentos de saúde no local, por meio de médicos e enfermeiros.
“Além desse importante apoio do Município, a casa mantém grande parte dos seus custos por meio de doações como essa de hoje. Para que se tenha ideia, são utilizadas cerca de 140 fraldas geriátricas ao dia, por isso os gastos diários para garantir o bem-estar e higiene dos nossos acolhidos é muito alto e toda doação é sempre bem-vinda”, relata a diretora administrativa da Casa do Idoso, Marta Pereira.
Atualmente, a casa acolhe 43 idosos com idade a partir de 60 anos, oferecendo, de forma gratuita, acompanhamento médico, atendimento com enfermeiros e cuidadores, cinco refeições diárias, além do alojamento. Para contribuir com qualquer tipo de doação, basta entrar em contato com a Casa do Idoso por meio do número (63) 3321-4145 ou ir até o a instituição que está localizada na Rua Humberto de Campos, Bairro São João.