Ramila Macedo/Araguaína Notícias
A Prefeitura de Araguaína anunciou nesta sexta, 20, que vai instalar mais oito radares nas ruas da cidade. Atualmente, cinco vias contam com equipamentos, que juntos já aplicaram mais de 17 mil multas em quatro meses de funcionamento.
A instalação dos novos equipamentos é realizada pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), e deve entrar em funcionamento até o fim de dezembro. A justificativa para mais radares é diminuir as infrações de trânsito, como avanço de sinal e excesso no limite de velocidade.
Locais
Segundo a AMTT, os equipamentos serão instalados nas avenidas onde são registrados mais desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os oito equipamentos ficarão nos seguintes pontos:
- 02 na Avenida José de Brito, próximo à Caltins (um em cada lado da pista) Setor Anhanguera;
- 01 na Avenida 1º de Janeiro (próximo à Secretaria do Trabalho e Ação Social), no Bairro São João;
- 01 na Avenida Tietê, na divisa entre os setores Universitário e Vila Goiás;
- 02 na Avenida Filadélfia com a Rua Ademar Vicente Ferreira (no semáforo próximo ao complexo de delegacias);
- 02 também na Av. Filadélfia, próximo à Aciara.
Operação
Conforme a AMTT, os equipamentos que serão instalados na Av. Filadélfia, além de flagrar excesso de velocidade, também vão registrar avanço de sinal e de faixa. Nos outros pontos serão para o controle de velocidade das vias.
Assim que os radares forem instalados, a prefeitura assegurou que solicitará ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – a aferição dos aparelhos. Só depois dessa verificação é que eles começam a operar, o que deve ocorrer até o fim de dezembro.
Mudança em ruas
A AMTT também está fazendo a sinalização vertical e horizontal das ruas 14 e 10, no Entroncamento, para ser feita a mudança de sentido dessas vias. A Rua 14 ficará com o sentido Itapuã/Cônego João Lima; e a Rua 10 será Cônego João Lima/Itapuã.
Multas
No dia 13 de junho, cinco radares entraram em funcionamento em diferentes pontos da cidade. O número de multas aplicadas pelos equipamentos se manteve sob sigilo por quatro meses. No início do mês de outubro a AMTT revelou que mais de 17 mil multas haviam sido aplicadas. A maioria delas nos dois primeiros meses (junho e julho).
A prefeitura também chegou a anunciar dados do Samu que apontaram redução de 46% no número de acidentes com vítimas nos primeiros 40 dias de funcionamento.