Corte de energia está suspendo por determinação da Aneel.
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento dos consumidores. A medida vale por 90 dias, pode ser alterada e foi adotada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Diante da medida, a Energisa informou que irá cumprir a determinação da Aneel de não realizar cortes em consumidores residenciais e de serviços essenciais à população nos próximos 90 dias. 

Segundo a concessionária, são mais de 600 mil clientes no Tocantins. A empresa apelou para que aqueles clientes que têm condições mantenham seus pagamentos em dia. A Energisa informou ainda que o faturamento dos clientes continuará sendo feito normalmente. 

Na tarde desta terça (24), o governador Mauro Carlesse (DEM) havia assinado uma medida provisória determinando a suspensão dos cortes dos serviços de água e energia no Tocantins pelo mesmo período de três meses. 

O Procon Tocantins chegou a notificar a distribuidora de energia para evitar a prática enquanto o Estado estiver em situação de calamidade pública em decorrência da pandemia. Até então, a concessionária ainda não havia aderido à suspensão e informou que essa seria uma decisão da Aneel.

Já a BRK Ambiental, presente em 47 municípios tocantinenses também suspendeu o corte do serviço de fornecimento de água nos municípios, mas pelo prazo de 60 dias.

Para enfrentar a pandemia, a empresa informou que reforçou medidas de segurança relacionadas à higienização de veículos e de todos os equipamentos, em prol da saúde e do bem-estar dos seus profissionais e dos seus clientes.