Fernando Almeida//Araguaína Notícias
A prefeitura de Araguaína realiza audiência pública nesta quarta-feira (2) para discutir a terceirização da gestão da iluminação pública. Na oportunidade, dois projetos de modernização do sistema serão apresentados. A pretensão de repassar o serviço à iniciativa privada ocorre dois meses depois do reajuste de 70% da taxa, para cobrir prejuízos acumulados em 2015.
A proposta visa modernizar o sistema de iluminação pública na cidade, que atualmente é composto por 22.925 pontos. De acordo com a prefeitura, entre as medidas adotadas, está a substituição das lâmpadas convencionais pelas de Led â?? até 70% mais econômicas e vida útil de até 10 anos.
O encontro para discutir o tema acontecerá às 15h00 desta quarta-feira (2), o auditório da Prefeitura, localizada na Rua 25 de Dezembro, nº 265, no Centro. Na oportunidade, empresas Kl Serviços de Engenharia S.A. e Brasiluz Eletrificação e Eletrônica Ltda apresentarão suas propostas.
As empresas também devem fazer exposição dos aspectos técnicos, jurídicos e financeiros, bem como abordagem de todos os assuntos relativos ao tema. Os custos do serviço devem ser apresentados na audiência também.
Já o prefeito Ronaldo Dimas convidou a população de Araguaína. “Toda a população é convidada a participar e dar sugestões, além de poderem debater e decidir qual proposta tem mais eficiência na manutenção e operação”
Em Araguaína, a contribuição de iluminação pública (CIP) é cobrada em 55.574 unidades consumidoras. Com o recente reajuste, a previsão é que sejam arrecadados R$ 867.680,20 mensais, para cobrir os custos com a manutenção do sistema, estimados em R$ 10 milhões (10.412.162,41) para o ano de 2016.