Asscom//Prefeitura de Colinas

O gari, José Darci e a esposa Lucia, receberam por quase oito anos o benefício Bolsa Família. Ele conta que na época em que solicitaram a inscrição no Programa, ele e a esposa estavam desempregados e a situação não estava fácil, o ganho com a venda de verduras nas ruas de Colinas do Tocantins não satisfazia as necessidades básicas da família que também incluía duas crianças pequenas.

O auxílio do Governo Federal garantiu durante anos a complementação da renda familiar. O valor era basicamente para a aquisição de alimentos e outros produtos destinados aos filhos.

Recentemente, porém, José conseguiu um emprego e Lúcia teve sua carteira de trabalho assinada como auxiliar de cozinha, com isso ambos viram que já podiam custear sozinhos as despesas do lar e decidiram procurar a Secretaria de Assistência Social para pedir o desligamento voluntário do programa social.

Para José Darci, o benefício, assim como veio numa hora de necessidade para sua família, agora pode ser repassado para outra pessoa que precisa, “foi bom, foi muito bom, não tenho do que reclamar, foi muito gratificante para mim, ajudou muito”, avalia ele sobre o período em que recebeu o benefício.

Seu gesto de honestidade e solidariedade foi elogiado pela equipe da Secretaria de Assistência Social de Colinas. Pelos dados da Pasta, cerca de 2600 pessoas são atendidas pelo Bolsa Família na cidade. Enquanto estão participando do Programa, além de comprovar a frequência escolar das crianças, os adultos são incentivados a participar de capacitações e cursos para qualificação profissional.