Ramila Macedo/Araguaína Notícias
A deficiente auditiva e acadêmica de Cooperativismo da UFT, Mariana Albuquerque, pode enfim fazer a prova prática para obter a carteira de habilitação, na tarde desta quinta-feira (19). No último dia 13, ela passou por um constrangimento público após ter sido impedida pela presidente da banca do Detran de realizar a prova prática em Araguaína.
Repercussão
O caso ganhou repercussão nas redes sociais por mostrar que mesmo tendo direito de realizar o referido teste, Mariana não teve a condição justa de ser avaliada. No perfil do Facebook, o pai dela, professor Dr. Franciso Edviges, explicou que a filha vinha se preparando desde o ano passado. Ela conseguiu passar por outras etapas, e mesmo estando com intérprete no dia da prova, foi esbarrada pela presidente da banca examinadora na frente dos demais candidatos. Segundo o pai a “ chefe disse que não iria realizar a prova, porque Mariana era surda e ela não havia sido informada” e também porque dependia da autorização de um chefe de Palmas.
Banca específica
Com a notícia do lamentável ocorrido, muitas pessoas se solidarizaram com o caso e aumentou ainda mais as esperanças de Mariana em obter a carteira de motorista. Desde a última semana, o pai dela afirmou que buscou pelos direitos da filha, tomou "as providências possíveis e cabíveis". Na tarde de ontem, Mariana pode enfim fazer e ser aprovada no teste. Dessa vez, contou com uma banca específica para sua avaliação.
A luta continua
Orgulhoso pela conquista da filha, o pai de Mariana que é professor da UFT, Campus de Araguaína, agradeceu o apoio recebido e afirmou que após o lamentável episódio, a luta continua em defesa dos deficientes. “Sejamos fortes e determinados, assim como minha Filha Mariana o é”.
O Araguaína Notícias procurou o Detran para se manifestar sobre o caso e informar sobre o procedimento de avaliação do órgão em casos como o de Mariana. No entanto, a assessoria informou que os profissionais responsáveis para prestar os esclarecimentos não estavam em Palmas, e afirmou que enviará as respostas na próxima segunda-feira, 23.
Leia+
» Banca examinadora do Detran se recusa a fazer teste de direção de candidata surda em Araguaína