Constantes reclamações de moradores de Araguaína e região quanto aos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) motivaram o Ministério Público Estadual (MPE) a expedir recomendação visando a normalização dos serviços de atendimento na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araguaína, bem como do Posto de Atendimento do Detran localizado na unidade do "É pra já".

Precarização de serviços

A recomendação, assinada pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson de Peres Freitas, da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, aponta que os balcões de atendimento têm poucos atendentes, o que tem precarizado o serviço e gerado filas absurdas. Também seria constante a falta de materiais, como papel para a impressão de documentos, entre outros problemas.

Sistema

"O sistema tem incontáveis falhas, ficando "fora do ar" por longos períodos, sem nenhum tipo de aviso à população, o que redunda em prejuízos ao cidadão, principalmente àqueles que vêm de outros municípios", afirmou o Promotor de Justiça. "São fatos que vêm se repetindo de longa data, a exemplo de muitos cidadãos que já pagaram o IPVA e até agora não receberam o documento", complementou.

Pedido de informações

Segundo a recomendação, o diretor da Ciretran de Araguaína, Osvaldo Rodrigues, tem prazo de 10 dias para informar se o número de servidores é suficiente para a demanda de Araguaína e região. Também deve ser divulgada na imprensa em geral uma lista com os atendimentos e serviços prestados pelo órgão, bem como implantados mecanismos voltados à melhoria do atendimento.