Entretenimento

Apartamentos sem garagem representam cerca de 40% da categoria

Um dos principais motivos é o menor valor do aluguel desse tipo de imóvel

Mudanças demográficas e comportamentais das pessoas, acarretou uma busca por lares menores para se viver.
Foto: Divulgação

Os chamados apartamentos compactos parecem estar ganhando o gosto de muitos brasileiros. Escolher esse tipo de apartamento significa viver em espaços menores e sem garagem, mas implica também em alguns benefícios.

Quem busca um imóvel perto do trabalho, por exemplo, pode se beneficiar com um apartamento compacto, já que a maioria deles não possui garagem. Outro ponto positivo é o valor desses imóveis que, geralmente, é inferior ao dos apartamentos com garagem.

Para pessoas solteiras ou que estão iniciando uma vida a dois e buscam um espaço que una praticidade, boa localização e baixo custo, com certeza, a possibilidade de morar em um apartamento compacto deve ser considerada.

Aumento na busca por apartamentos compactos

Para ser considerado um apartamento compacto, o imóvel deve ter uma área de até 45 m². A maioria desses apartamentos não possui vaga de garagem e, por isso, tende a ser mais desvalorizado no mercado imobiliário. Porém, nos últimos anos, a opção por esse tipo de imóvel tem se popularizado no Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), o número de apartamentos sem vagas de garagem aumentou em 1.500% entre os anos de 2012 e 2017.

Esse aumento no número de apartamentos compactos tem a ver principalmente com mudanças demográficas e comportamentais das pessoas, o que acarretou uma busca por lares menores para se viver.

Isso fica evidente a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta para um aumento no número de pessoas que optaram por morar sozinhas e uma redução no tamanho dos núcleos familiares nos últimos dez anos. 

Outro aspecto que pode ter tido influência na procura por esse tipo de imóvel foi a alteração dos planos diretores dos municípios. Eles acabaram por limitar o potencial de construção em determinados bairros da cidade e, consequentemente, houve uma redução no número de andares nas novas construções.

Tais aspectos acabam por delimitar essa mudança no panorama imobiliário, onde as pessoas têm buscado espaços menores. E, para além disso, esse tipo de moradia oferece vários benefícios, como os apresentados a seguir. 

Benefícios da categoria

Menor valor de mercado

Se por um lado, o apartamento compacto e sem garagem sofre uma severa desvalorização do mercado — de até 40% dependendo do tamanho e da quantidade de quartos —, por outro, para quem vai alugar ou comprá-lo é um ótimo negócio, já que o preço tende a ser bem menor.

Além de um menor preço tanto no aluguel quanto na compra, há também uma redução no valor de taxas e custos de aquisição. Um ponto a mais para os imóveis compactos.

Boa localização

Um dos maiores benefícios que se pode ter ao morar em um apartamento compacto é que, geralmente, os imóveis dessa categoria estão localizados em regiões estratégicas das cidades. Tendo um acesso facilitado para vários pontos importantes da cidade, como centros comerciais e avenidas principais, assim como bom oferecimento de transporte público.

A maioria das pessoas que mora nesse tipo de imóvel tende a ficar mais próxima ao seu local de trabalho, o que melhora a rotina e a qualidade de vida. 

Praticidade

Quem gosta de um estilo de vida mais minimalista, com um pensamento de que “menos é mais”, com certeza, vai adorar esse tipo de imóvel. Isso porque, como a área é reduzida, você vai ter menos espaço e, consequentemente, terá que optar muito mais por aquilo que é, de fato, necessário.

Além disso, a redução da área implica na redução de gastos e de tempo com limpeza, bem como uma manutenção do imóvel mais facilitada.

Por esses e outros motivos, a escolha por um apartamento compacto e sem garagem é uma excelente opção para quem busca conciliar qualidade de vida e redução dos gastos com moradia.