O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcus Marcelo, promulgou na última quarta-feira, 19, a Lei n° 2.890/2013 que autoriza a prefeitura de Araguaína a firmar convênio de ajuda financeira ao Tourão do Norte.  A Lei foi aprovada pelo Parlamento, o prefeito Ronaldo Dimas vetou, a Câmara derrubou o veto e no último dia 21 o Diário Oficial (n° 543) divulgou a promulgação da Lei.

Recurso

Segundo a Lei, a prefeitura de Araguaína fica autorizada a firmar convênio com o Clube Araguaína Futebol e Regatas e a conceder contribuição financeira na importância mínima de 480 mil reais  e máxima de até 960 mil, pelo período de um ano.  A Lei institui que o recurso será para cobrir despesas com o futebol profissional durante a preparação e participação em competições oficiais realizadas pela FTF (Federação Tocantinense de Futebol) e CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Exigências

A Lei também estabelece que até 20% do montante será destinado à categoria de base e até 80% para o time profissional.   Para receber o auxilio financeiro, o Araguaína precisa fazer um plano de aplicação e prestar contas de como o dinheiro foi aplicado.  Já o Comitê Fiscalizador será composto por 7 membros, sendo 2 representantes da diretoria do Clube, 2  da  prefeitura, 2  da Câmara e 1  da comunidade e depois de nomeado por ato do Poder Executivo.  O presidente do Comitê será eleito entre os integrantes.

Aplicação do recurso

Conforme o Art. 6º da Lei, o Araguaína Futebol e Regatas poderá utilizar recursos no pagamento de taxas de arbitragem, material esportivo, medicamentos, transporte, aluguéis de campo, pagamento de atleta e outras despesas, sendo que, 50%  de todos os valores destinados pelo Município de Araguaína deverão ser reservados pelo Araguaína Futebol e Regatas para contratação de atletas no início de cada temporada ou durante as competições.

Entenda

O Projeto de Lei de  autoria do vereador Ferrerinha foi aprovado pela Câmara em dezembro de 2013, poucos dias depois, o prefeito Ronaldo Dimas vetou integralmente a Lei, mas no último dia 18 a Câmara, em votação secreta, derrubou o veto do Executivo e o presidente da Câmara Marcus Marcelo promulgou a Lei.  Como se trata de um Projeto Autorizativo, o prefeito Ronaldo Dimas coloca em prática somente se for conveniente. Ou seja, fica a cargo da prefeitura conceder ou não o auxílio neste valor . 

Segundo acordado em reunião, cada um dos 17 vereadores destinará de  emenda parlamentar a quantia de R$ 20.000,00 para o convênio com o Araguaína, que totaliza  em R$ 340.000,00  no ano de 2014.  Segundo a diretoria do clube, a alimentação é bancada pelo Supermercados Campelo e outras empresas. E a folha de pagamento dos 25 jogadores (18 de fora e 7 de casa) é custeada com a bilheteria dos jogos e as outras despesas são pagas com ajuda de torcedores voluntários e parceiros.