Notícias

Após denúncia, hospital de Araguaína interna paciente com 50% do pulmão afetado pela covid

O HDO informou, por meio de nota, que o paciente se encontra na ala exclusiva para covid-19 e recebe toda assistência necessária.

David Ariel da Silva Júnior ( 34 anos)
Foto: Divulgação

O caminhoneiro David Ariel da Silva Júnior foi internado na noite desta quinta-feira (11) após a família registrar ocorrência na Polícia e denunciar o caso à imprensa. O fato ocorreu no Hospital Dom Orione (HDO) em Araguaína. Exames do paciente de covid-19 indicavam que ele estava com 50% do pulmão afetado.

Reportagem publicada pelo AN na noite desta quinta (11) mostrou o drama vivido pela família e o paciente ao longo de 24horas em busca do atendimento.  Mesmo com plano de Saúde da Unimed, ele só foi internado depois de longa espera e denúncia do caso.

O HDO informou, por meio de nota, que o paciente se encontra na ala exclusiva para covid-19, recebe toda assistência necessária e explicou o motivo da demora. 

Justificou que tudo ocorreu por causa do próprio paciente, que se ausentou da unidade sem informar ao hospital.  A nota informou ainda que durante todo esse período o paciente foi assistido e monitorado continuamente  pelo Hospital.

Veja a íntegra da nota do HDO

O referido paciente deu entrada no Pronto Atendimento na quarta-feira, dia 10 de junho, às 14:22. Recebeu atendimento médico, passou por exames e estava sendo assistido pela equipe. Porém, o paciente se evadiu da unidade por conta própria, sem receber alta e sem comunicar o hospital.

Na quinta-feira, dia 11 de junho, por volta das 8h, retornou à unidade para solicitar o resultado dos exames e retirada da punção. O paciente foi orientado a permanecer no hospital e realizar nova consulta médica, mas recusou e saiu da unidade novamente. Por volta das 10h retornou ao hospital para ser atendido e passou por nova consulta médica.

Às 17:22 foi gerado o atendimento de internação. Quando o paciente estava sendo encaminhado para internação no leito clínico, pediu para aguardar o retorno de sua acompanhante que tinha saído da unidade. Essa espera atrasou o translado do paciente do Pronto Atendimento para a Ala Covid-19, que já leva certo tempo, pois é preciso isolar todo o trajeto que será percorrido, e logo em seguida, fazer a desinfecção do ambiente.

É importante ressaltar que o protocolo de internação de pacientes com Covid-19 é demorado, visto que é preciso seguir várias medidas de segurança. Às 20:30 da quinta-feira, dia 11/06, o paciente foi recebido na Ala Covid e segue internado.

O Hospital Dom Orione esclarece ainda que durante todo o período que o paciente esteve na unidade, foi assistido e monitorado continuamente.