O I Encontro de Saúde Mental e Gênero, promovido pelo curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína ainda não aconteceu, mas já causou um "rebuliço" entre os acadêmicos. Na noite desta quarta-feira (19), houve manifestação em frente a faculdade pedindo laicidade no ensino.

A manifestação ocorreu após a direção da faculdade vetar a participação da palestrante doutora Valesksa Zanello, da Universidade de Brasília, alegando que a pesquisadora tem posicionamento favorável a descriminalização do aborto, o que contraria os "princípios e valores institucionais" da FACDO.

Ao som de "Sociedade Alternativa" de Raul Seixas, os acadêmicos gritavam pelo nome de Valeska e exibiam cartazes com os dizeres "Psicologia é Laica". Outros mostravam que o evento "Não é sobre aborto" e que o assunto será sobre gênero "Vamos discutir gênero sim".

O I Encontro de Psicologia da Católica Orione traz como tema "Saúde Mental e Gênero: novos tempos, velhos paradigmas" e está marcado para acontecer nos dias 27 e 28 de abril.

O Conselho Regional de Psicologia da 23ª Região (CRP-23) emitiu nota a favor da manifestação dos alunos nesta quinta-feira (20). E acordo com o II plenário do CRP-23, representado pelo presidente Rodrigo Monteiro de Oliveira, "o CRP-23 manifesta seu apoio ao corpo discente que, exercendo seu papel cidadão e de forma pacífica, militou contra interferências da religião na ciência psicológica. Temos o entendimento de que a militância também contribui de forma significativa para a formação profissional e parabenizamos todas as pessoas envolvidas neste movimento".

manifestacao de alunos na facdo_19_04_17

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/23229/pesquisadora-barrada-pela-facdo-araguaina-diz-que-se-fosse-na-idade-media-seria-jogada-na-fogueira/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/23217/faculdade-catolica-de-araguaina-veta-palestrante-da-unb-favor-do-aborto-em-encontro-de-psicologia/