Francisco José Timbó de Pereira , 48 anos
Foto: Divulgação

Com covid-19, de máscara e deitada num leito de hospital em Alvorada, sul do Tocantins, a professora Maria Aparecida de Sousa Rodrigues gravou vídeo com pedido de socorro para tentar salvar a vida do esposo. A gravação foi divulgada nesta terça-feira (4), dia em que o esposo dela, seu Francisco José Timbó de Pereira (48 anos), se encontrava na UTI. 

Internado na UTI do hospital da Unimed de Gurupi e com covid-19, Francisco ainda enfrentava outro problema, a necessidade de fazer hemodiálise, pois sofre de insuficiência renal. Diante disso, precisava ser transferido com urgência para a UTI de um hospital que também ofertasse o serviço de hemodiálise.

Ele está precisando urgente de fazer hemodiálise e lá não tem possibilidade. Então estou desesperada e peço ajuda das autoridades para enviar meu esposo para um hospital que tenha UTI e que faça hemodiálise. O caso dele está gravíssimo. Está gravíssimo!! Ele está morrendo!  Socorro!! Socorro!!  Implorou a professora emocionada.

Além de gravar o vídeo, a família acionou a Justiça para conseguir o tratamento de seu Francisco. Na ação, a professora argumenta que o Hospital da Unimed exigiu calção no valor de R$ 31 mil pelos três dias de internação para prosseguir o atendimento.

Como Maria Aparecida não tinha esse valor disponível, cobrou o tratamento, seja público ou privado, para o esposo. Por ser professora do Estado, Maria tem o PlanSaúde e o esposo Francisco é beneficiado como dependente.

Após analisar o caso, a Justiça ordenou ao Estado que faça a transferência do paciente para um hospital público ou arque com as despesas numa unidade particular, pois gere o PlanSaúde. A decisão do juiz Fabiano Gonçalves Marques da 1ª Escrivania Cível de Alvorada foi concedida na tarde desta terça-feira, 4.

Segundo a família, após a decisão judicial o Estado providenciou a transferência de seu Francisco para um hospital particular em Palmas, com UTI e serviço de hemodiálise. Já a professora Maria se encontra atualmente no Hospital Regional de Gurupi (HRG), segundo a família. 

Nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente  Francisco José Timbó Pereira, que fez um apelo em redes sociais em busca de leitos de UTI Covid com suporte de hemodiálise, não está na rede pública de saúde, mas já foi transferido pelo plano de saúde e encontra-se em leito de UTI Covid-19 em hospital privado de Palmas.
A SES ressalta que vem trabalhando  incansavelmente para manutenção e ampliação de leitos clínicos e UTI Covid no Estado.