Notícias

Após quase 130 dias de estiagem, chuva surpreende moradores de Palmas

Registros da chuva rápida e forte foram feitos na região sul da cidade. Alagamentos e estragos foram registrados.

Árvore caiu na região de Taquaralto
Foto: Reinal Carvalho/g1

Depois de um fim de semana como a cidade mais quente do país, Palmas voltou a ter registro de chuva nesta quarta-feira (25). Foram 128 dias de estiagem na capital, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Registros da chuva rápida e forte foram feitos na região sul da cidade e nos trechos urbanos da TO-050 e BR-010, além de outros bairros na região central.

O maior volume foi registrado na região sul da cidade, onde alguns estragos foram registrados. Em Taquaralto houve alagamentos e uma árvore caiu em cima de um food truck.

"Eu estava dentro do trailer quando a chuva começou. Eu vi que ia acontecer e só deu tempo de pular fora, quando vi foi o estouro", contou o autônomo Raimundo Matos Vieira.

Chuvas vão continuar?

Nesta terça-feira (24) cidades na região centro-norte, como Tabocão e Dois Irmãos, também tiveram chuva forte com ventos. O estacionamento de um posto de combustível desabou em cima de veículos.

"Está chegando essas instabilidades por conta uma corrente de vento em alto nível que favoreceu essa entrada de umidade, associada ao calor bastante intenso, gerou essa condição para ocorrência de chuva em alguns pontos", explicou a meteorologista Elizabete Alves Ferreira, do Inmet.

Segundo a especialista, as chuvas isoladas podem ser registradas em algumas regiões do estado ao longo desta semana, assim como no mês de outubro.

Apesar disso, o período chuvoso regular é esperado apenas para o começo de novembro. "As condições de regularidade mesmo são mais para novembro, que vai ter essa condição mais regular de chuva", explicou.