Governador sancionou a lei que altera o nome de Fortaleza do Tabocão, para apenas Tabocão.
Foto: Divulgação

A lei que altera o nome do município de 'Fortaleza do Tabocão' para apenas 'Tabocão' foi sancionada pelo governador Mauro Carlesse (DEM) nesta terça-feira (17). Os moradores da cidade tinham optado pela mudança em um referendo realizado em 2018 e desde então a alteração dependia de algumas medidas do poder público.

A mudança já tinha sido aprovada em um projeto de lei na Assembleia Legislativa no dia 21 de agosto e dependia apenas da sanção para entrar em vigor. Agora, devem ser realizadas trocas de placas de sinalização, mapas e outros documentos relacionados ao município.

A mobilização para alteração do nome da cidade teve início em 2017, após uma consulta pública e criação de lei municipal. Em seguida, a pedido do prefeito Wagner Teixeira, o deputado estadual Vilmar de Oliveira (Solidariedade) apresentou um projeto de lei solicitando a alteração do nome da cidade.

Aprovado, o projeto foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que realizou plebiscito em 7 de outubro de 2018, mesmo dia em que ocorreu o primeiro turno das eleições de 2018, para que os moradores decidissem pela alteração do nome. Ao todo foram 1.561 votos pela mudança e 525 contra (25,17%).