Apresentação de balé clássico durante o evento.
Foto: Katriel Bernardes

Entrega de kits banda para escolas e de alimentos não perecíveis para instituição de caridade, apresentações do Balé Popular Tocantins e musicais, além de lançamento de livros e homenagens. Assim foi o encerramento, oficialmente, do ano letivo da rede estadual de ensino, na manhã desta sexta-feira, 20, no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, com a presença dos diretores de todas as escolas estaduais de Araguaína.

"Um ano de desafios e também de grandes conquistas. Aqui hoje, cada aluno, professor, servidor e familiar que compõe a comunidade escolar do Colégio Adolfo representa toda a rede estadual de ensino, com suas 499 escolas que, com compromisso e empenho, estão transformando a educação no Tocantins", reforçou a gestora da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar.

A diretora regional de Educação de Araguaína, Ana Cláudia Martins, lembrou que os desafios superados ao longo do ano letivo foram frutos da união de esforços. "Educação se faz com união, entre a comunidade escolar, os entes sociais e o Governo do Estado, e foi o que buscamos fazer ao longo de todo o ano. E assim é possível ver tantos resultados das escolas da DRE de Araguaína, bem como do Colégio Adolfo Bezerra, nos provando mais uma vez que nós educadores do Tocantins acreditamos na Educação e estamos transformando a realidade dos nossos estudantes".

Balé Popular do Tocantins

Na ocasião, os professores e coreógrafos do Balé Popular do Tocantins apresentaram aos diretores escolares, professores, estudantes, pais e demais presentes quatro coreografias nomeadas: Coppelia, Corsário, Whitney Houston e Oswaldo Montenegro.

Fruto da arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos não perecíveis, que aconteceu durante as apresentações do Balé Popular do Tocantins, em Palmas, por meio do espetáculo "Notáveis", foi entregue 266 kg desses alimentos para a Casa Terapêutica Bom Pastor, de Araguaína.

"Esses alimentos vão ajudar aqueles que mais precisam. Estamos repletos de felicidade porque dependemos de doações e só temos a agradecer a todos que se sensibilizaram para  termos um Natal melhor", afirma o representante da Casa Terapêutica, o Pastor Antônio Francisco dos Santos, ao informar ainda que 40 pessoas serão beneficiadas com as doações.

Kits bandas

Durante o evento, foram entregues também instrumentos musicais, ou kits banda, às escolas estaduais do município de Araguaína contempladas com o convênio entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Ministério da Educação, visando o incentivo da prática musical nas escolas.

As escolas contempladas foram:

CEM Benjamim José de Almeida, CEM Paulo Freire, CEM Castelo Branco, Colégio Estadual Rui Barbosa e Colégio Estadual Jardim Paulista.

Os kits banda são compostos por trompetes, trompas de marcha, trombones, caixas tenor de marcha, bumbo de marcha, par de pratos, euphonium, tuba ¾. Os instrumentos musicais serão utilizados pelas unidades escolares para formação de bandas de percussão ou fanfarras.

"Esses instrumentos farão total diferença no processo de aprendizagem dos nossos alunos, seja na parte conectiva ou no protagonismo dos nossos estudantes" ressalta a diretora do CEM Benjamin José de Almeida, Gizelia Vasconcelos.

Lançamento de livros

Na ocasião, foram lançados dois livros de professores e alunos do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes. O primeiro, "Letramento no Adolfo II", foi organizado pelas Professoras Paula Rodrigues e Jeanne Milhomem. O segundo, “Múltiplos olhares ao ensinar e ao aprender", foi organizado pelas professoras Paula Rodrigues e Maria Brandão.

Os livros trazem coletâneas de textos produzidos por alunos e professores, a partir de vivências na escola e na vida pessoal.

Demonstração de dança clássica no encerramento do ano letivo.

Encerramento do ano letivo 2019 em Araguaína.