Evasão zero e redução da distorção idade-série foram alguns dos indicadores que colocaram Araguaína entre as 11 cidades brasileiras homenageadas nesta terça-feira, dia 24, em São Paulo, com o Prêmio "Excelência em Educação". O prêmio é concedido pelo Instituto Ayrton Senna aos municípios que alcançaram metas e resultados importantes através dos programas desenvolvidos.

O prefeito Ronaldo Dimas, o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira, e a coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo, Ana Alice Costa, representarão o município no evento.

De acordo com a secretaria municipal de educação, os indicadores importantes alcançados pela educação de Araguaína foram determinantes para a conquista do prêmio:

- Evasão zero na primeira fase do Ensino Fundamental;

- Evolução da porcentagem de alunos com aprendizado adequado em matemática, que em 2007 era de 10%  e em 2013 passou para 37%;

- Redução da taxa de distorção idade-série  que era de 14% em 2006 baixou para 9% em 2013;

- Salto no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3% em 2007 para 5,4% em 2013.

Ainda foi avaliada pelo Instituto a execução de projetos pedagógicos voltados para a aprendizagem dos alunos com perfis para programas como: Gincanas Interativas, Olimpíada Estudantil (Língua Portuguesa, Matemática e Astronomia), Dia “D” da Leitura, Semana Educação Para a Vida, Recreio Dirigido, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e Jovem Empreendedor Primeiros Passos.

Investimentos

Segundo a prefeitura, mais de 500 mil reais são investidos por ano na educação do município através de convênio com o Instituto Ayrton Senna. Cerca de 180 alunos são atendidos pelo Programa de Correção de Fluxo, alfabetizando crianças de todas as regiões da cidade.