Município alcança pontuação 100 no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Foto: Arquivo pessoal

Na última segunda-feira, 10, Araguaína foi reconhecida com o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em cerimônia realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O município atingiu a pontuação máxima de 100 pontos, se destacando entre os 35 municípios premiados no Tocantins.

A honraria atesta o compromisso da gestão municipal em garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental e recuperar aprendizagens afetadas pela pandemia.

O Programa, desenvolvido em todas as unidades de ensino da rede municipal, soma 77 instituições, entre escolas e centros de educação infantil da zona urbana e rural. Ao todo, foram beneficiados cerca de 400 educadores, entre professores, coordenadores e diretores escolares.

Presente no evento para receber o reconhecimento, o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância da conquista.

Este selo é resultado do trabalho coletivo de educadores, gestores e famílias que priorizam a educação como a base do futuro. Garantir que nossas crianças dominem a leitura e a escrita no tempo certo é transformar realidades e abrir portas para novas oportunidades. Araguaína seguirá investindo em políticas públicas que coloquem a educação no centro do desenvolvimento social”, pontua.

Premiação e critérios de avaliação

O Selo é concedido por meio de um processo de coleta, sistematização e avaliação de evidências relacionadas a quatro dimensões: colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); institucionalização e implementação de políticas ou ações de alfabetização de crianças; formação de professores e gestores; e distribuição de materiais didáticos complementares.

As ações do CNCA estão estruturadas em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Avaliação, e Reconhecimento e Compartilhamento de Boas Práticas. Os municípios participaram respondendo a um questionário no Sistema Integrado de Monitoramento e Execução de Controle (SIMEC) com vinte perguntas, que exige a apresentação de documentos comprobatórios conforme cada dimensão avaliada. As premiações seguem as seguintes pontuações:

·  Selo Ouro: 85 a 100 pontos

·  Selo Prata: 65 a 84 pontos

·  Selo Bronze: 45 a 64 pontos

Leicijane Barros, diretora de formação continuada da Secretaria da Educação (SEMED), afirmou que o resultado é fruto de ações locais planejadas. “A conquista reflete o comprometimento da gestão municipal com uma educação de qualidade, pautada no desenvolvimento integral dos estudantes, evidenciando para a comunidade local a importância de ações voltadas para a alfabetização, que é a base para a formação de cidadãos críticos e autônomos”, ressalta.

Ações implementadas em Araguaína

Entre as ações realizadas, o eixo de Formação teve destaque ao integrar iniciativas de diferentes áreas. Os resultados das avaliações aplicadas foram discutidos em formações de professores e diretores, o que permitiu intervenções pedagógicas mais assertivas. O eixo de Reconhecimento e disseminação de boas práticas também foi fortalecido com a realização de Seminários de Boas Práticas de Alfabetização e Educação Infantil.

No eixo de Materiais, a apresentação de propostas de uso dos cantinhos de leitura durante as formações trouxe mais recursos para a prática pedagógica. Além disso, Araguaína implementou ações próprias, como a aquisição de obras literárias para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e a distribuição de materiais didáticos complementares para as turmas de 3º ao 5º ano.

“Os formadores da Secretaria da Educação capacitam os professores alfabetizadores, que planejam e aplicam atividades, tornando os alunos protagonistas da leitura e escrita. Assim, garantem a alfabetização na idade certa e a aquisição do ensino formal. Destacamos o compromisso do poder executivo, das equipes da secretaria, incluindo as unidades de ensino e a comunidade, em prol de uma sociedade justa e igualitária”, ressalta a secretária da Educação, Marzonete Duarte.